Escola Municipal Gurilândia celebra história e educação em inauguração de Mini Museu e Mostra Cultural [fotos]
A Escola Municipal Gurilândia, com mais de cinco décadas de história em Campo Mourão, celebrou, no último sábado, dois eventos significativos: a Mostra Cultural e Científica “Ciranda Literária” e a inauguração do seu aguardado Mini Museu. O espaço, idealizado para preservar e contar a trajetória da escola desde seu início, reuniu alunos, ex-alunos, familiares, profissionais da educação e a comunidade local em um encontro marcado por memórias e homenagens. (clique nas imagens para amplia-las)
Aline Miotti de Souza, diretora da escola, expressou a alegria pela realização do projeto do museu. “Estamos muito felizes, pois estamos inaugurando o nosso Mini Museu, um espaço reservado para contar a história da nossa escola, desde os tempos em que era um parque de recreação até os dias de hoje. Alunos, famílias e a comunidade escolar trabalharam juntos para compor esse acervo e preservar as memórias de quem passou por aqui desde 1970”, contou. Originalmente localizada ao lado do Mercado Municipal, a escola começou como um parque infantil amplo e, ao longo dos anos, transformou-se em pré-escola, até se consolidar como instituição de ensino fundamental, atendendo crianças do 1º ao 5º ano.
O Mini Museu conta com contribuições preciosas, incluindo fotos, certificados antigos, e até maquetes feitas por familiares e acadêmicos do Curso Superior de Arquitetura do Colégio Integrado, retratando a evolução da escola e do parquinho original. Além disso, a Escola ainda possui um Hino próprio (publicado no livro Antologia Poética – 2006), uma obra do Professor Antônio Barros de Moura Filho, carinhosamente conhecido como Professor Toninho. Na cerimônia, ele foi homenageado por sua contribuição à educação e à Escola Gurilândia. Sua filha, Roseli Barros, que também é professora na instituição, apresentou uma homenagem especial, como forma de agradecimento. “O hino, gravado na voz do músico Fernando Vinhote em 2023, tornou-se um símbolo do que a Gurilândia representa para todos nós”, ressaltou Aline, destacando o valor da obra que, mesmo sem o autor ter trabalhado na escola, reflete o compromisso com a formação de gerações e com o fortalecimento da identidade escolar.
A iniciativa da criação do museu reforça o compromisso da Escola Gurilândia com uma educação que valoriza o passado, ao mesmo tempo que inspira o futuro. A diretora Aline destacou a importância da colaboração de todos para tornar o espaço uma realidade: “O nosso Mini Museu é fruto do esforço e apoio da nossa comunidade escolar, dos alunos, famílias, ex-alunos e amigos. Esse é um local que resgata a nossa história e inspira futuras gerações, refletindo nosso compromisso com uma educação inclusiva e transformadora”. Funcionários e ex-diretores também foram homenageados, entre estes, Antonia Maria de Castro, que foi diretora da unidade escolar na década de 70.
O prefeito Tauillo Tezelli, presente no evento junto da primeira dama Hosana Tezelli, ressaltou a importância histórica da Escola Municipal Gurilândia e o papel fundamental da gestão pública no desenvolvimento dessa instituição, agora localizada em um novo endereço. Ele destacou a relevância do engajamento de professores, profissionais da educação, alunos e da comunidade escolar no fortalecimento da unidade. “É uma honra oferecer à comunidade uma escola estruturada, com educação de qualidade. Temos o compromisso, enquanto gestores públicos, de ofertar um serviço que contribua para a formação e construção cidadã, com o apoio e participação das famílias”, afirmou. O prefeito, também homenageado durante o evento, aproveitou para expressar gratidão aos servidores públicos e a todos os envolvidos na organização do evento e presentes na ocasião.