Notícias

Empreende Week já revelou mestre nacional do Xadrez

Gabriel dos Santos Bragança participa do torneio que será realizado na edição 2024 do evento de inovação de Campo Mourão

Muitas “histórias” verdadeiramente fantásticas foram escritas ao longo das sete edições do Empreende Week, evento de ciência, tecnologia, inovação, negócios e empreendedorismo que Campo Mourão volta a realizar de 7 a 10 de outubro próximo. São cases não apenas de ideias de negócios que se transformam em sólidas empresas ou de projetos de equipamentos que se consagraram no mercado, mas também de revelação de mourãoenses em diferentes áreas.

É o caso de Gabriel dos Santos Bragança (de 21 anos), hoje mestre nacional de Xadrez. Em 2022, na competição simultânea da modalidade que é realizada no Empreende Week, ele participou e surpreendeu ao vencer Rafael Tuma Soares (praticante experiente e detentor já de inúmeros títulos). Atualmente, Rafael Soares também é mestre nacional. Na oportunidade, convidado a participar das atividades da Associação Mourãoense de Xadrez (AMX), Gabriel Bragança optou por não fazer parte.

No Empreende Week do ano passado, Gabriel Bragança participou novamente do torneio realizado no evento e voltou a vencer Rafael Soares e Natalia de Oliveira Biazon. Novamente convidado pela AMX, desta vez aceitou participar das atividades da entidade que em maio último completou 10 anos de fundação. Pouco tempo depois, com os resultados positivos obtidos em vários certames, galgou a condição de Mestre Nacional.

Transformação

“A participação na simultânea de xadrez durante o Empreende Week 2023 foi uma experiência que transformou minha vida de várias maneiras”, acentua Bragança. Ele acrescenta: “Até então, eu não imaginava o impacto que esse evento teria em minha trajetória. Para mim, foi muito mais do que uma simples competição: foi o ponto de partida para descobrir um talento e uma paixão pelo xadrez que eu não sabia que tinha de forma tão forte”.

O enxadrista explica que a partir do evento mourãoense, sua vida tomou outro rumo. “A partir desse evento, minha vida tomou um rumo inesperado. O bom desempenho na simultânea me deu a confiança para continuar jogando. E o prêmio em dinheiro que recebi foi usado para pagar a inscrição de um torneio no mês seguinte, onde tive um bom desempenho”. Destaca ainda: “Foi nesse torneio que me conectei com a AMX e o pessoal me acolheu e incentivou a participar mais”.

Ele explica que cada torneio foi uma oportunidade de aprendizado e evolução. “Um dos marcos mais importantes desta jornada foi a oportunidade de jogar o Campeonato Brasileiro Amador em São Paulo. Lá conquistei o título de Mestre Nacional e tive a chance de conhecer a maior cidade do país, uma experiência inesquecível”, relembra.

Gabriel dos Santos Bragança finaliza: “Hoje, um ano após o Empreende Week, sou Mestre Nacional e professor de xadrez. Esse evento foi o início de tudo e serei eternamente grato por essa oportunidade que mudou meu caminho”.

AMX

Através de parceria com a Fundação de Esportes do Município (Fecam) e com o patrocínio de diversas empresas, a AMX incentiva a prática da modalidade no Município. O trabalho já abrange praticamente todas as escolas municipais e tem redundado na revelação de muitos atletas e na conquista de inúmeros títulos para Campo Mourão.

Print Friendly, PDF & Email

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios