Duplicação em Campo Mourão chega a 78,52% com nova pista quase finalizada
Pista duplicada aguarda última camada de pavimento e vias marginais estão praticamente finalizadas. Previsão é de terminar os principais serviços da obra até o final deste ano.
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), chegou a 78,52% de execução da obra de duplicação da PR-317 e PR-840 no perímetro urbano de Campo Mourão.
As duas novas vias marginais estão sendo finalizadas, mas a pista duplicada já foi implantada no trecho, faltando somente a aplicação da última camada de pavimento. Ela será composta por concreto usinado a quente (CAUQ), a massa asfáltica tipicamente utilizada em rodovias do DER/PR, mas combinada com material de preenchimento mineral e o pó de borracha de pneus, moídos especificamente para este fim.
Esta composição, chamada de CAUQ com asfalto-borracha, é mais resistente ao envelhecimento e variações de temperatura, lidando melhor também com o peso de veículos devido à sua elasticidade maior.
Após ser aplicado o pavimento novo, será feita a sinalização horizontal de toda a pista duplicada, com pintura de linhas, faixas e legendas. Também serão implantadas em breve as placas de sinalização vertical e a nova iluminação viária das rodovias e, enquanto isso, está sendo finalizado o sistema de drenagem de águas, com execução de sarjetas triangulares de concreto ao lado das vias.
A previsão é de concluir os serviços principais da obra até dezembro, com tráfego totalmente liberado, caso as condições climáticas deste final de ano sejam favoráveis.
Restarão somente os serviços complementares da obra, que podem se estender até o início do próximo ano, como a execução dos novos passeios para pedestres, ciclovias, bocas de lobo do sistema de drenagem de água e plantio de grama, entre outros, que não afetam o tráfego de veículos diretamente.
OBRA – A duplicação tem início a partir do trecho já duplicado da PR-317 e segue pela Rodovia do Aeroporto, como é conhecida, até Avenida Capitão Índio Bandeira (PR-840), no entroncamento com a Avenida Comendador Norberto Marcondes. No total, o trecho possui uma extensão de 3,7 quilômetros.
Foram implantadas interseções em nível entre as ruas Francisco Preisner e Pioneiro Alberto Tanigut, no acesso ao Aeroporto Municipal de Campo Mourão, e no entroncamento entre a PR-317 e a PR-840.
A obra também contempla a restauração da pista existente, serviços de drenagem e obras de arte correntes, iluminação viária com postes de aço e postes de concreto com luminárias LED de 200W, sinalização, calçada para pedestres e ciclovia.
A duplicação beneficia os quase 100 mil habitantes de Campo Mourão, além do tráfego de longa distância na rota de ligação com Cascavel, Maringá e Guarapuava.
PASSARELAS – O DER/PR continua estudando a implantação de duas passarelas no trecho duplicado. Uma delas ficaria próxima ao acesso do Centro Universitário e outra na área do Parque de Exposições, onde há grande fluxo de pedestres. A solução trabalhada no momento é incluí-las no contrato de duplicação em andamento, garantindo que sejam iniciadas o mais breve possível e finalizadas em meados do ano que vem.