Notícias

Colheres de cozinha feitas de plástico preto são cancerígenas, diz estudo

Um novo estudo da Toxic-Free Future e da Vrije Universiteit Amsterdam mostrou que colheres de cozinha feitas de plástico preto são cancerígenas. Os cientistas notaram altos níveis de produtos químicos desreguladores hormonais em vários produtos domésticos feitos com esse plástico.

Publicado na edição de outubro da revista Chemosphere, o estudo destaca as consequências da falta de restrições sobre produtos químicos tóxicos usados ​​em retardantes de chamas e presentes nos plásticos, e as exposições perigosas e desnecessárias quando esses itens domésticos são considerados de alto impacto, como brinquedos e utensílios de cozinha.

“As empresas continuam a usar retardadores de chamas tóxicos em eletrônicos de plástico, e isso gera exposições tóxicas inesperadas”, afirma a autora do estudo, Megan Liu, em comunicado da Toxic-Free Future.

“Esses produtos químicos causadores de câncer não deveriam ser usados ​​para começar, mas com a reciclagem, eles estão entrando em nosso ambiente e em nossas casas de mais de uma maneira. Os altos níveis que encontramos são preocupantes”, alerta a pesquisadora.

Utensílios cancerígenas

O estudo encontrou os níveis mais altos de substâncias tóxicas em itens como bandeja de sushi e espátula. Os produtos químicos tóxicos foram encontrados em 85% dos produtos analisados.

O estudo também descobriu que o plástico normalmente usado em eletrônicos (à base de estireno) continha níveis significativamente mais altos de tóxicos do que plásticos menos tipicamente usados ​​para eletrônicos (polipropileno e nylon).

Por conta disso, os pesquisadores acreditam que os produtos químicos estão presentes devido à reciclagem de lixo eletrônico em itens domésticos.

Colheres de cozinha feitas de plástico preto são cancerígenas (Imagem: Annushka Ahuja/Pexels)

O comunicado indica que as pesquisas anteriores da Toxic-Free Future descobriram que a maioria das televisões continha retardantes de chamas tóxicos.

A organização também já mostrou que produtos químicos podem escapar dos produtos para a poeira e o ar dentro de nossas casas, viajar por águas residuais e poluir casas, águas, o suprimento de alimentos e até mesmo nós.

Mas os “perigos” vão além das colheres de cozinha: A Environmental Science & Technology já revelou que tábuas de plástico podem liberar micropartículas nos alimentos.

Via: CanalTech (com: Toxic-Free Future)

Print Friendly, PDF & Email

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios