Setembro Amarelo: C. Mourão promove evento de conscientização sobre prevenção do suicídio
Todo ano, no mês de setembro, o Ministério da Saúde intensifica o trabalho de conscientização da sociedade sobre a prevenção do suicídio, tema que ainda é visto como tabu. Em Campo Mourão, esse trabalho é realizado em caráter permanente pelos serviços especializados em Saúde Mental, da Secretaria Municipal de Saúde.
Para a campanha Setembro Amarelo deste ano, cujo tema é “Se precisar, peça ajuda”, os três Centros de Atenção Psicossocial (CAPS II, CAPS-AD e CAPS-IJ), o Ambulatório de Saúde Mental e o Ampara promoverão um evento na manhã do dia 14, na Praça São José. A programação inclui a distribuição de panfletos, informações sobre prevenção, apresentações culturais e atividades físicas, realizadas por servidores e parceiros da ação.
Se informar para aprender e ajudar o próximo é a melhor saída para lutar contra esse grave problema. “É muito importante que as pessoas próximas saibam identificar que alguém está pensando em suicídio e a ajude, tendo uma escuta ativa e sem julgamentos”, esclarece a coordenadora do CAPS-AD, enfermeira Selma Honório de Souza. A orientação é mostrar disponibilidade para ajudar e empatia, mas principalmente entender como é a acessibilidade nos equipamentos, encaminhando ao médico psiquiatra por exemplo. “Procure entender e não julgar, peça ajuda, você não está sozinho”, é a mensagem central da campanha.
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde – OMS, todos os anos, mais pessoas morrem como resultado de suicídio do que HIV, malária ou câncer de mama – ou guerras e homicídios. Dados do Ministério da Saúde apontam que, entre 2016 e 2021, houve um aumento de 49,3% nas taxas de mortalidade por suicídio entre adolescentes de 15 a 19 anos.