Passagem do Yagi pelo Vietnã provocou ao menos 22 mortes e deixou 34 desaparecidos
Uma ponte desabou no norte do Vietnã na manhã de segunda-feira (9/9), enquanto o tufão Yagi, que atingiu a costa do país no domingo, continuava a causar um grande impacto no país, com relatos de ao menos 59 mortos e dezenas de pessoas desaparecidas.
As águas da enchente provocada pelo Yagi fizeram com que a ponte Phong Chau, que conecta Lam Thao a Tam Nong, na província de Phu Tho, desabasse por volta das 10h (horário local), de acordo com o jornal “Nham Dan”.
Quando a ponte Phong Chau desabou, nove pessoas e seus veículos, incluindo um trator-reboque, um caminhão, três carros e quatro motocicletas, caíram no Rio Vermelho.
Pham Truong Son, de 50 anos, disse ao VNExpress que estava dirigindo na ponte em sua motocicleta quando ouviu um estrondo. Antes que ele percebesse o que estava acontecendo, ele estava caindo no rio. Assista:
“Eu me senti como se estivesse me afogando no fundo do rio”, disse Pham ao jornal, acrescentando que conseguiu nadar e se segurar em uma bananeira à deriva para se manter à tona antes de ser resgatado.
Três pessoas foram retiradas do rio e levadas a hospital, mas outras 13 continuam desaparecidas.
Em outro incidente, um ônibus transportando 20 pessoas foi arrastado para um riacho inundado por um deslizamento de terra na província montanhosa de Cao Bang na manhã desta segunda-feira. Equipes de resgate foram mobilizadas, mas deslizamentos de terra bloquearam o caminho de acesso ao local do incidente.
O governo vietnamita enviou milhares de militares para realizar operações de resgate nas áreas afetadas. Mais de 50 mil pessoas de cidades costeiras no norte do país foram evacuadas devido ao tufão, o mais forte a tocar o território vietnamita em décadas.
O tufão Yagi, que atingiu as regiões do norte das Filipinas em 3 de setembro, causou tempestades, inundações e deslizamentos de terra, resultando em 20 mortes e 26 desaparecidos no país insular. Quatro dias depois, Yagi chegou à China, atingindo a província de Hainan e provocando quatro mortes e deixando outras 95 pessoas feridas.