Iniciadas obras de infraestrutura do Parque do Lago
Já estão em andamento as obras para melhorias da infraestrutura no Parque Municipal Joaquim Teodoro de Oliveira (Parque do Lago), iniciadas com a abertura das comportas para escoamento da água. Em seguida foi realizado o manejo dos peixes existentes no local. Além do desassoreamento, o projeto contempla uma série de medidas para evitar novo assoreamento.
Está em execução pela empresa vencedora da licitação os caminhos de serviço para o desassoreamento e o monitoramento ambiental, como qualidade da água do rio. Também foi iniciada a barragem de contenção, que será utilizada como passagem, ligando a Rua Santa Catarina ao outro lado do lago. A barragem terá um extravasor de fundo com vertedouro para direcionamento da água do rio.
Para os trabalhos o acesso do público ao local está parcialmente interditado. “Inicialmente está liberada a parte do local onde está o parque infantil, as estruturas esportivas e da ATI. Com o avanço das obras, até o fim do ano, será necessário o fechamento total do parque por questões de segurança”, explica o sócio-proprietário da empresa responsável pela obra, Eduardo José Ribeiro.
O projeto para desassoreamento do lago foi iniciado em 2020 e após estudos de impacto ambiental e adequações exigidas pelos órgãos competentes ao projeto, o serviço foi licitado. O investimento passa de R$ 9 milhões, com recursos do Fundo de Saneamento Municipal. Paralelo ao projeto de infraestrutura, está em elaboração um projeto para revitalização do parque, ainda a ser licitado.
“Pedimos a compreensão da população para as necessidades desse momento, mas tudo está sendo feito para que depois de prontas as obras, esse nosso espaço de lazer ofereça muito mais conforto e segurança, nos moldes que nossa cidade merece”, ressalta o secretário municipal de Meio Ambiente e Bem Estar Animal, Franco Sanches.