E-Título só pode ser baixado até dia 5 de outubro; veja passo a passo
E-Título é gratuito e pode ser usado para consultar o local de votação, pegar certidão de quitação eleitoral e justificar o voto
O aplicativo E-Título, que substitui o título de eleitor em papel e pode ser utilizado como documento de identificação para votar, só pode ser baixado até este sábado (5), véspera das eleições 2024. No domingo (6), o aplicativo fica suspenso e volta a funcionar no dia seguinte, na segunda-feira (7).
Aplicativo pode ser usado no dia da votação, caso eleitor tenha feito recadastramento biométrico (Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil)
A decisão é da Justiça Eleitoral, que recomenda que, com o prazo definido, os eleitores baixem o aplicativo com antecedência, para evitar imprevistos.
O E-Título foi lançado em 2018 e pode substituir o título de eleitor desde que o aplicativo esteja atualizado e tenha a foto do usuário, que deve aparecer caso o eleitor tenha feito o recadastramento biométrico junto à Justiça Eleitoral. Caso contrário, será obrigatória a apresentação de um documento oficial com foto no momento da votação.
O título digital é gratuito e também permite acesso a dados como zona eleitoral, local de votação, justificativa de ausência, certidão de quitação eleitoral e outros serviços.
Como baixar o e-Título – passo a passo
Para baixar o aplicativo é só acessar a loja de aplicativos no celular, pelo Google Play (Android) ou App Store (Apple) e seguir o passo a passo. O eleitor deve preencher os dados solicitados e responder a algumas perguntas para validar o acesso.
Eleições 2024
O primeiro turno das eleições 2024 será realizado neste domingo (6). Mais de 156 milhões de eleitores deverão votar para os cargos de prefeito e vereadores, das 8h às 17h, em 5.569 cidades do Brasil. O segundo turno está marcado para o dia 27 de outubro.
RIC Mais