Dia da Educação: Campo Mourão comemora conquistas e práticas pedagógicas inovadoras
Na manhã desta sexta-feira (27), a Secretaria Municipal de Educação de Campo Mourão promoveu um evento para celebrar o Dia da Educação, reunindo cerca de 1700 servidores no salão Mourão Garden. A iniciativa, que se tornou uma tradição no município, teve como foco reconhecer as escolas com melhores classificações no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e premiar projetos pedagógicos inovadores.
O evento foi prestigiado pelo prefeito Tauillo Tezelli, a primeira-dama, Hosana Tezelli, a presidente do Codecam, Mariza Pante Ferreira, a coordenadora da Câmara Temática da Educação do Codecam, Ceres Ribas, a gerente do NRE, Ivete Sakuno, a representante do Projeto Juntos Educar/Codecam, Valéria Letícia Alves, além de outros parceiros da Educação.
“Este evento é muito importante para nós da educação, pois é o momento de premiar nossas escolas e CMEIs por suas práticas inovadoras e resultados positivos no IDEB. É o momento de celebrar a educação municipal, que vem mostrando resultados positivos ano após anos e reforçar o nosso compromisso em oferecer um ensino de qualidade para todos”, destacou a secretária municipal de educação, Tânia Caetano.
Na ocasião, foram premiadas as escolas que tiveram as maiores notas e progressão no IDEB, além das melhores práticas pedagógicas inovadoras e transformadoras nas modalidades educação infantil (0 a 3 anos e 4 e 5 anos), ensino fundamental (1º ao 5º ano), classe especial e educação de jovens e adultos (EJA).
As premiações tiveram parceria das cooperativas de crédito Sicredi e Sicoob. Também houve premiação para a escola e o professor mais engajado no trabalho em sala utilizando a plataforma Aprimora.
Premiados
Maior avanço no IDEB
1º lugar: Escola Castro Alves;
2º lugar: Escola Florestan Fernandes (CAIC);
3º lugar: Escola Nicon Kopko
Maior nota no IDEB
1º lugar: Escola Urupês
2º lugar: Escola Parigot de Souza
3º lugar: Escola Nicon Kopko
Melhores projetos de práticas pedagógicas inovadoras e transformadoras de 2024.
Educação infantil – de 0 a 3 anos
CMEI Nossa Senhora de Fátima – projeto Alimentação Saudável: nutrindo e divertindo
Educação Infantil – 4 a 5 anos
CMEI Pequenos Brilhantes – projeto Empreender para fazer o bem
Ensino Fundamental 1º ao 5º ano
Escola Domingos José de Souza – projeto Educação financeira: empreender na educação e para a vida.
Classe Especial
Escola Florestan Fernandes – projeto Jornal Classe News: instrumento para a integração do aluno DI (Deficiência Intelectual) na escola.
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Escola Urupês – projeto A EJA na conscientização contra a dengue.