Dia da Árvore: Ações da Secretaria de Meio Ambiente e Bem-estar Animal destacam importância da arborização, em C. Mourão
Comemorado em 21 de setembro, o Dia da Árvore é uma oportunidade para refletir sobre a importância das árvores para o equilíbrio do meio ambiente. Elas não apenas fornecem abrigo e alimento para diversas espécies, mas também desempenham papéis fundamentais na captura de carbono, prevenção da erosão e regulação do clima.
Para celebrar a data, durante a semana a Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal (SEMA) de Campo Mourão intensificou suas ações com o plantio e a doação de mudas de árvores, reforçando o compromisso contínuo com a preservação ambiental.
Desde o início de 2023, a SEMA já plantou e doou mais de 17 mil mudas, evidenciando seu papel ativo na arborização da cidade.
Além das iniciativas para o Dia da Árvore, a secretaria realiza, ao longo do ano, diversas atividades de Educação Ambiental nas escolas, contribuindo para a conscientização da população sobre a importância da arborização.
O município de Campo Mourão, que em 2016 possuía 1.000 hectares de Unidades de Conservação, agora conta com 9.670 hectares de áreas especialmente protegidas, distribuídas em diversas categorias de manejo, como parques naturais municipais, estação ecológica municipal, refúgio de vida silvestre, entre outros. Um aumento de nove vezes na área protegida.
A expansão do território das unidades de conservação também aumenta os ativos financeiros municipais, já que a cidade está cadastrada no Estado do Paraná para participação da distribuição de receitas através do ICMS Ecológico (ICMS-E).
Em breve, a SEMA apresentará o Plano de Arborização Urbana, que irá diagnosticar as árvores existentes na cidade e estabelecer diretrizes para o manejo e plantio de novas espécies. O plano busca garantir a segurança e a saúde das áreas urbanas, incluindo a remoção de árvores que apresentem riscos ou sejam espécies invasoras.
Dessa forma, a secretaria não apenas celebra o Dia da Árvore, mas reafirma seu compromisso com a preservação e educação ambiental, fundamentais para a conservação da natureza e o bem-estar da comunidade.