Sindicato dos Contabilistas (SinConCam) completa 33 anos
Uma história de realizações com mais de três décadas
Com atuação em 29 municípios, onde atuam cerca de 600 profissionais do ramo, o Sindicato dos Contabilistas de Campo Mourão e Região (SinConCam) completa 33 anos de fundação neste sábado (dia 17). A entidade é filiada à Federação dos Contabilistas do Paraná (Fecopar) e em sua base territorial estão em atividade aproximadamente 80 escritórios de contabilidade.
Nenhuma comemoração está programada para marcar a data e a confraternização da categoria profissional, em âmbito estadual, acontece nos Jogos dos Contabilistas do Paraná (Jocopar), que neste ano serão disputados em União da Vitória, no período de 13 a 16 de novembro_. Participam delegações dos 17 sindicatos de contabilistas do Paraná.
O SinConCam foi fundado no dia 17 de agosto de 1991 e o primeiro presidente foi Arney José Ecker. Porém, a primeira entidade regional da categoria surgiu há quase 54 anos. Antes da fundação do sindicato, os contabilistas mourãoenses e da região eram representados por uma associação, criada em 30 de dezembro de 1970.
O mourãoense Idnei Hundsdorfer é o atual presidente do SinConCam e pelo comando da entidade já passaram Arney José Ecker, Mário de Lima, Nestor Ocimar Bisi, Altair Casarin, Edilton José da Rocha, Miguel Theodorovicz, Alberto Barbosa, Prescila Alves Pereira Francioli, Cleber Roberto Francioli, Mariza Pante Ferreira e Valdir Corral. Este é o terceiro mandato de Hundsdorfer à frente da entidade, mas ele (na condição de vice-presidente) – também concluiu o mandato de Valdir Corral, falecido em acidente.
A entidade sindical foi fundada com a finalidade de proporcionar estudos, cursos, coordenação, proteção e representação legal aos Contadores e Técnicos em Contabilidade. Colaborar com os poderes públicos e demais associações no sentido de solidariedade profissional e sua subordinação aos interesses nacionais, regido pelas disposições constitucionais, legais e pelo Estatuto, também nortearam a criação da instituição.
Missão
Esta é a missão estabelecida no planejamento estratégico da entidade: “Representar e dar ao profissional o poder de crescer e atuar como agente transformador, melhorando a sociedade como um todo e fortalecendo a atuação contábil no meio empresarial”.
A base territorial do SinConCam é composta pelos municípios de Campo Mourão, Peabiru, Araruna, Engenheiro Beltrão, Barbosa Ferraz, Fênix, Quinta do Sol, Mamborê, Roncador, Iretama, Luiziana, Goioerê, Boa Esperança, Janiópolis, Juranda, Corumbataí do Sul, Rancho Alegre do Oeste, Farol, Quarto Centenário, Nova Tebas, Arapuã, Ariranha do Ivaí, Godoy Moreira, Laranjal, Lidianópolis, Mato Rico, Campina da Lagoa, Nova Cantú e Terra Boa.
A sede administrativa funciona no pavimento térreo do Centro Empresarial Cidade e a entidade também possui uma sede recreativa, localizada na Asa Leste da cidade (em frente à escola municipal “Professor Florestan Fernandes”), dotada de campo de futebol suíço, salão social, etc.
Diretoria
A diretoria do SinConCam (gestão 2023-2025) está assim composta: Idnei Hundsdorfer (presidente), Cleber Roberto Franciolli (vice-presidente), Alba Maria Miranda Oliveira (1ª secretária), Darielides Mariot (2ª secretária), Ciro Luiz Gnatkovski (1º tesoureiro), Mariza Pante Ferreira (2ª tesoureira), Alberto Barbosa (diretor de Relações Públicas), Adalton Gomes da Silva (diretor Cultural e de Cursos e Eventos), Maykon Alberto Wencel (diretor Recreativo e de Patrimônio), Nestor Ocimar Bisi, João Carlos Pressinatte e Teodoro Lecheta Paitach (membros efetivos do Conselho Fiscal e Consultivo), Ademilson José Ferreira, Clóvis Gambaro, José Vilmar Rodrigues de Macedo e Ricardo Algauer Nasser (membros suplentes da diretoria e conselho).
Atuação
Além de atuar em favor da categoria, o SinConCam também desenvolvem ações de responsabilidade social em favor da comunidade. Por exemplo, tem atuação marcante junto aos contribuintes na campanha anual de retenção do Imposto de Renda devido, que neste ano assegurou mais de R$ 2 milhões para entidades filantrópicas locais quer atendem a crianças, adolescentes e idosos de Campo Mourão.