Poucos sabem da importância de calibrar bateria do celular: passo a passo de como fazer e com que frequência
Android e iPhone possuem maneiras diferentes para calibrar
Se há uma peça dentro de um celular que pode encurtar a vida útil do seu celular e manchar drasticamente a experiência ao longo do tempo, é a bateria. Uma boa autonomia é um requisito desejável, mas com o uso é normal que a bateria se degrade (principalmente se não cuidarmos bem dela) e talvez acabemos mais cedo ou mais tarde tendo que levar sempre o carregador conosco. Sim, a degradação da bateria é a lei da vida, mas é melhor calibrá-la sempre para saber o seu estado.
Calibrar a bateria é uma operação simples que deve ser realizada de vez em quando e que, porém, poucas pessoas conhecem e aplicam. Porque com uma bateria bem calibrada, aquela porcentagem que você vê no canto superior da tela é o que é (e não uma “ilusão” de quando não está calibrada). Isso evita sair de casa pensando que temos bateria suficiente para descobrirmos logo depois que não.
Por que você calibrar a bateria de um celular?
Você compra um celular, tira da caixa, liga e começa a usar. Inevitavelmente, sempre que a bateria acaba, você conecta o cabo de carregamento ao respectivo adaptador para fornecer energia. Quando parar? Quando a bateria está quase cheia – lembrando que para maximizar a vida útil do smartphone, o ideal é que a bateria ande na faixa de 20 – 80% e chegue a menos ou a mais disso o mínimo possível.
O problema é que a porcentagem da bateria que a tela indica nem sempre é um “valor exato” e, na verdade, quanto mais tempo passar desde a última calibração, menos precisa ela será. Isso serve tanto para porcentagem numericamente, quanto para a animação do ícone da bateria. Portanto, para essas marcações corresponderem ao estado real da bateria, é bom calibrá-la.
O telefone celular indica o nível restante da bateria graças a verificações do sistema operativo, utilizando uma série de algoritmos que consideram fatores como a capacidade da bateria, o tempo de carregamento ou o seu ponto máximo. Para a bateria não estar calibrada não é necessário um problema grave, isso acontece simplesmente por mero uso.
Com que frequência você deve calibrar a bateria do seu celular? Pois bem, tome cuidado porque é uma operação que deve ser realizada com mais frequência do que parece: segundo o The Battery University, o melhor é calibrá-la a cada três meses ou 40 ciclos de carga parcial. Se você não faz isso há muito tempo ou nunca fez, é melhor fazer o mais rápido possível.
Como calibrar a bateria em um celular Android
Calibrar a bateria em um Android é mais fácil e mais rápido do que em um iPhone. Para fazer isso, siga os passos abaixo:
- Conecte o celular ao carregador até que a carga chegue a 100%. Após chegar, espere um pouco mais para garantir que a carga total seja atingida (pois a bateria pode estar descalibrada e a indicação esteja errada).
- Após o passo acima, desconecte o smartphone da tomada e use até que a bateria esteja completamente descarregada. É necessário que o telefone desligue sozinho (portanto não desligue por força própria). Existem aplicativos que nos permitem descarregar a bateria mais rapidamente, mas não recomendamos que você use. Faça manualmente.
- Espere pelo menos 4 horas após o celular ser totalmente descarregado para que a bateria libere a energia residual que pode ter permanecido após a última carga.
- Decorrido esse tempo, reconecte o telefone ao carregador coloque novamente 100% de carga. Como feito antes, espere um pouco mais após o carregamento.
- Se tiver concluído as etapas corretamente, a bateria do celular deverá estar calibrada novamente. Pronto para mais dois ou três meses de uso sem problemas.
Como calibrar a bateria em um iPhone
Como citado, no caso de celulares com iOS, o processo é um pouco diferente. A própria Apple recomenda calibrar a bateria do iPhone uma vez por mês. Para fazer isso, siga os passos abaixo:
- Carregue o iPhone completamente até que o indicador da bateria mostre 100%. Depois, deixe um pouco mais, assim como citado no Android.
- Depois, deixe a bateria descarregar completamente. É aconselhável neste caso utilizá-lo normalmente, ou mesmo aplicar uma carga de trabalho superior para que o processo se agilize.
- Com a bateria zerada e o telefone desligado, deixe o iPhone descansar por um tempo que a Apple estima entre 6 e 8 horas. Supõe-se que durante esse tempo a própria bateria deverá liberar o pequeno excesso residual que possa permanecer após as últimas cargas.
- Após esse tempo de espera, aplique uma nova carga ao celular que durará o mesmo tempo que o deixamos em repouso. De seis a oito horas de carregamento, de preferência desligado ou em modo avião, para que o telefone quase não consuma energia durante o processo.
- Terminado o tempo de carregamento, ligue o smartphone. Assim que ele for inicializado, a bateria deverá estar perfeitamente calibrada e mostrar sempre os níveis de carga corretos. Em caso de dúvida, você pode consultar as instruções no próprio site da Apple.