Câmera de monitoramento em Monte Castelo, no Norte de Santa Catarina, flagrou o fenômeno, que teve duração de aproximadamente três minutos.
Um objeto luminoso foi avistado no céu do Sul do Brasil na madrugada de sábado (10). Uma câmera de monitoramento em Monte Castelo, no Norte de Santa Catarina, flagrou o fenômeno, que teve duração de aproximadamente três minutos (assista acima).
☄️ De acordo com Jocimar Justino, astrônomo amador, integrante de entidades que estudam os objetos celestes e responsável pela estação que registrou o fenômeno, a suspeita é de que o objeto seja lixo espacial.
“Pela trajetória lenta, há indícios de que poderia ser uma reentrada [de lixo espacial]”, afirmou.
O astrônomo explica que ao falar de reentrada significa algum objeto que foi lançado ao espaço pelos seres humanos e que acabou voltando ao planeta Terra: “Pode ser um foguete ou um satélite, por exemplo. As reentradas estão cada vez mais comuns devido ao número crescente de objetos que são colocados em órbita”.
🔭 No vídeo é possível ver o objeto se movendo no céu e deixando um rastro de luminosidade. Há vezes em que o brilho aumenta e diminui.
Autor das imagens, Justino é servidor público na área de tecnologia da informação e integra a Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), que é uma rede voluntária criada para produzir e fornecer dados científicos à população em geral.
🤔 O que é meteoro? É qualquer objeto sólido na atmosfera terrestre. Geralmente, os meteoros são causados por meteoroides, que são rochas de até um metro. Se passarem de um metro, são chamados de asteroides.
🗑️ O que é lixo espacial? Fragmento ou objeto espacial inutilizado, ou mesmo de um satélite, ativo ou não. 🛰️