Curso de soldagem do programa Qualifica Paraná forma mais uma turma em Campo Mourão
Na noite de quinta-feira (1º), alunos do programa Qualifica Paraná receberam o certificado de conclusão do curso de soldagem. A cerimônia de entrega dos certificados, realizada no Auditório da Casa do Empreendedor, teve a presença do secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico de Campo Mourão, Eduardo Akira Azuma, do diretor político da Secretaria Estadual de Trabalho, Qualificação e Renda (SETR), Juliano Barbosa, da gerente da Agência do Trabalhador de Campo Mourão, Janaína Meneguetti, da coordenadora de Educação do SESI/SENAI, Lucinéia Aparecida Dias e de familiares dos formandos.
O secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico, Eduardo Akira Azuma, destacou a importância do projeto na capacitação de profissionais para o mercado de trabalho, contribuindo assim para o desenvolvimento econômico e social de toda a região.
Para participar da capacitação, que foi ministrada em uma carreta ao lado do terminal rodoviário de Campo Mourão, cada aluno recebeu uma bolsa-auxílio no valor de R$ 600,00. A inscrição foi realizada via Agência do Trabalhador.
Um dos diferenciais da turma concluinte foi a presença feminina, dos 27 formandos, 5 eram mulheres. Mesmo sendo ainda uma área dominada pelos homens, a soldagem industrial tem reconhecido e buscado o trabalho das mulheres.
Esse é o caso da aluna Maria Carolina Alves Bianchini, que finalizou o curso de soldagem já empregada em uma indústria metalúrgica de Campo Mourão. “Eu sempre tive vontade de fazer algo na área industrial e quando surgiu essa oportunidade, resolvi aproveitar e já estou empregada na área. Eu sou a única mulher no meu trabalho e tudo que exige um cuidado mais minucioso acaba ficando comigo, porque é aquilo, mulher é mais detalhista, mais delicada”, conta.
Quem também aproveitou a oportunidade de se capacitar foi o sul-africano Wiliam Xavier Mário, que está no Brasil há cerca de seis meses. O jovem de 22 anos conta que veio para o país em busca de um futuro melhor. “Eu saí de lá devido às condições de vida, vim pra cá sozinho. Aqui, eu acabei vendo publicações sobre o curso e vi uma oportunidade de me qualificar e arrumar um trabalho. Agora já estou trabalhando e juntando dinheiro para trazer minha família para cá”, relata.
O projeto Qualifica Paraná é uma parceria entre o município, o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Trabalho, Qualificação e Renda (SETR/PR), e o SENAI Paraná.