Campo Mourão: Projeto cultural de Natal já tem a adesão de seis patrocinadores
A Associação Sou Arte divulgou no início desta semana que o projeto “Atividades Culturais Campo Mourão Cidade Natal/2024” já conta com o patrocínio confirmado da Coamo Agroindustrial Cooperativa, Unimed, Grupo Integrado, Fertipar, Pedreira Itaipu e do Paraná Supermercados. Para as próximas semanas é esperada a formalização de patrocínios com novas empresas.
A Coamo e o Paraná Supermercados patrocinam o projeto cultural natalino desde a sua primeira edição, em 2017. Por sua vez, a Fertipar, Copel, Unimed e Grupo Integrado patrocinam desde 2019. Já a Pedreira Itaipu estreia este ano como patrocinadora do projeto que revolucionou o Natal mourãoense, hoje apontado como referência no Paraná, servindo de modelo para muitas outras cidades, inclusive de outros estados.
Além disso, o projeto atrai muitos visitantes de outras cidades, movimentando o turismo e a economia de Campo Mourão. Estima-se que mais de 100 mil pessoas prestigiaram as atrações do projeto no ano passado.
Viabilização
Este ano será realizada a sétima edição da ação cultural natalina executada pela Associação Sou Arte exclusivamente com recursos captados junto a empresas, por meio de patrocínio e da Lei de Incentivo à Cultura. A legislação nacional vigente permite que pessoas jurídicas (empresas) destinem até quatro por cento de impostos federais devidos a projetos previamente aprovados pelo Ministério da Cultura. Estes recursos seriam encaminhados ao Governo Federal e dificilmente retornariam a Campo Mourão. Além disso, o Município participa com serviços de apoio.
As empresas que aderem ao projeto estimulam a cultura e propiciam ao público acesso gratuito a espetáculos e outros eventos artísticos. Portanto, trata-se de uma ação de responsabilidade social da empresa patrocinadora perante à comunidade.
Novidades
Os preparativos para o projeto “Atividades Culturais Campo Mourão Cidade Natal 2024” estão sendo acelerados e a Associação Sou Arte confirma muitas novidades para este final de ano. O espetáculo de teatro, circo e dança apresentado pela trupe profissional da companhia artística e a chegada do Papai Noel na praça da Catedral São José já se tornaram uma tradição. Na sequência, o espetáculo é apresentado nos jardins Lar Paraná e Tropical. Neste ano também será encenado no Parque das Torres, na Zona Norte da cidade.
O Cortejo Natalino que passa pela avenida Irmãos Pereira (com mais de 600 figurantes divididos em 60 alas e 20 carros alegóricos), a Mostra Cultural com cinco dias de apresentações na praça São José e a Carreata Natalina pela cidade são outras tradições do projeto que serão mantidas na edição deste ano.