Tauillo entrega Escola Bilingue para Surdos após reforma geral
Escola Municipal para Surdos Espaço Aberto é a única da região a oferecer o ensino bilíngue: português e Libras, a Língua Brasileira de Sinais
Mais uma unidade de ensino municipal de Campo Mourão totalmente reformada foi entregue nesta quinta-feira (25). Trata-se da Escola Municipal para Surdos Espaço Aberto, que é a única da região a oferecer o ensino bilíngue: português e Libras, a Língua Brasileira de Sinais. São atendidos alunos com diversos graus de surdez e tecnologias de suporte auditivo para todos os bairros.
A cerimônia de entrega das reformas contou com a presença do prefeito Tauillo Tezelli, da secretária municipal de Educação, Tânia Caetano, lideranças da comunidade e familiares dos alunos atendidos. O investimento na obra foi de R$ 342,5 mil, com recursos do Fundeb e do município. O prédio, construído em 1996, recebeu reformas no telhado, instalações sanitárias e elétricas, piso, calçamento e pintura geral.
A diretora da instituição, Greice Kelly Sonsin, explica que na Espaço Aberto o ensino da grade curricular é adaptado para garantir que o aluno surdo aprenda os conteúdos sem perdas. “Ter uma escola totalmente focada no ensino de Libras é um diferencial imenso para o desenvolvimento da pessoa com deficiência auditiva”, argumenta a diretora, ao lembrar que no Paraná existem apenas três escolas municipais bilingues para surdos.
Atualmente são atendidos 13 alunos da Educação Infantil até o 5º ano, com ensino de libras em dois módulos quadrimestrais: básico e intermediário. Durante as reformas os alunos foram atendidos em um prédio alugado pelo município. A escola também oferece oficinas de Libras para a comunidade, procurada principalmente por familiares dos alunos, todas as quintas-feiras, das 13 às 15 horas.
“É mais um dos vários serviços de inclusão que o município oferece à comunidade, agora beneficiado por essa reforma. Com as melhorias que implantamos na rede municipal não estamos devendo nada para escolas particulares”, disse o prefeito Tauillo Tezelli, ao lembrar que somente na Educação estão em andamento 13 obras, com investimentos de mais de R$ 10 milhões.