Industriais de Campo Mourão e região terão evento sobre ESG
Conceito ganha maior relevância a cada dia e vai influenciar no futuro de muitos empreendimentos
“A importância do ESG na geração de negócios” é o tema do evento que nesta quarta-feira (dia 10) vai reunir os empresários e gestores de negócios de Campo Mourão e da região que atuam na área industrial. Será realizado nas dependências da Casa do Empreendedor, das 8h30 às 10h30.
Os participantes terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre o conceito de ESG, que se propaga rapidamente em todo o mundo e baliza a realização de negócios em ritmo crescente. Lideranças do setor industrial alertam que a implementação dessas diretrizes vai influenciar diretamente o futuro de muitos empreendimentos.
O evento é resultado de parceria que envolve a Fiep, Sesi, Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico (Sindimetal/Campo Mourão), Casa da Indústria Maringá, Secretaria Municipal de Inovação e Desenvolvimento Econômico, Fundação Educere e o Conselho de Desenvolvimento Econômico (Codecam).
Para participar, os interessados devem se inscrever AQUI! .O evento é gratuito e as vagas são limitadas.
Programação
Os participantes serão recepcionados com um café (8h30min) e após a abertura oficial (8h45min) será realizada uma oficina que abordará questões relacionadas a contextualização ESG: definição de materialidade, indicadores ESG e análise de impacto, ferramentas de gestão ESG e o desenvolvimento de atividade prática. Para às 10 horas está marcada a apresentação do Edital Chamada Sesi ESG, enquanto às 10h15 será apresentado “case” de Mentoria ESG.
“Apesar de ser um tema relativamente novo, a adoção ou não de ações preconizadas no ESG já tem incluído ou excluído indústrias como fornecedoras de algumas corporações”, alerta o presidente do Sindimetal/Campo Mourão, Jackson Bisi. Ele reforça o convite aos empresários de Campo Mourão e da região que atuam no ramo industrial para que participem do evento desta quarta feira, acrescentando: “a sociedade e o mercado veem com bons olhos empresas que praticam ações de ESG e se preocupam com as questões ambientais, sociais e de governança”, observa.
Já o secretário municipal de Inovação e Desenvolvimento Econômico, Eduardo Akira Azuma, explica que o ESG mostra o quanto um negócio está buscando maneiras de minimizar os seus impactos no meio ambiente, de construir um mundo mais justo e responsável e de manter os melhores processos de administração. “Tratam-se de atitudes que são cada vez mais levadas em conta e valorizadas pelos clientes”, acentua.
ESG – O que é
O termo ESG surgiu pela primeira vez em um relatório de 2004, da Organização das Nações Unidas (ONU), chamado Who Cares Wins (Ganha quem se importa). É a sigla – em inglês – para Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança).
Trata-se de um conjunto de práticas voltadas à preservação do meio ambiente, responsabilidade com a sociedade e transparência empresarial. De modo geral, mostra o quanto um negócio está buscando maneiras de minimizar os seus impactos no meio ambiente, de construir um mundo mais justo e responsável e de manter os melhores processos de administração.