NotíciasVídeos

IAT solta gato-do-mato-pequeno em Mamborê e fecha cativeiro irregular de aves em Goioerê; veja o vídeo

Instituto fez quinta-feira (4) a soltura de um felino de pequeno porte encontrado com a pata ferida, após duas semanas de tratamento. Quarta-feira (3), uma denúncia anônima levou os agentes do órgão a um cativeiro irregular de aves.

O núcleo do Instituto Água e Terra (IAT) de Campo Mourão, realizou duas ações importantes ligadas à fauna silvestre nesta semana. Na quinta-feira (4), os agentes do órgão ambiental soltaram um gato-do-mato-pequeno (Leopardus tigrinus), que havia sido resgatado em Mamborê com a pata ferida.

O animal foi encaminhado no dia 21 de junho para a Clínica Veterinária do Centro Universitário Integrado, em Campo Mourão, para receber os devidos cuidados. Após passar por duas semanas em tratamento, o felino se recuperou completamente e pôde retornar à natureza.

Na quarta-feira (3), os técnicos do IAT fecharam um cativeiro em Goioerê, no Centro-Oeste, após uma denúncia anônima. O local abrigava de maneira irregular oito aves de espécies como canário-da-terra (Sicalis flaveola), tico-tico (Zonotrichia capensis), coleirinho (Sporophila caerulescens) e sabiá-poca (Turdus amaurochalinus).

As aves foram encaminhadas para o viveiro do IAT em Campo Mourão e passarão por um processo de reabilitação até que possam retornar à natureza. Os responsáveis pelo espaço foram multados em R$ 13 mil por não possuírem autorização legal para manter os animais.

COMO PROCEDER – Ao avistar animais machucados ou vítimas de maus-tratos, tráfico ilegal ou cativeiro irregular, o cidadão deve entrar em contato com a Ouvidoria do Instituto Água e Terra, ou da Polícia Militar do Paraná. Se preferir, a pessoa pode ligar para o Disque Denúncia 181 e informar de forma objetiva e precisa a localização e o que aconteceu com o animal. Quanto mais detalhes sobre a ocorrência, melhor será a apuração dos fatos e mais rapidamente as equipes conseguem fazer o atendimento.

Veja o vídeo do gato:

AEN

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios