Estudo revela que pessoas solteiras têm mais chances de morrer do coração
Os solteiros podem morrer do coração mais fácil do que as que estão se relacionando com alguém, revela estudo
Um estudo recente publicado pela Universidade do Colorado revelou que ser solteiro aumenta significativamente os riscos de morrer por problemas cardíacos.
A pesquisa, realizada no Hospital Universitário de Würzburg, na Alemanha, aponta que pessoas solteiras com insuficiência cardíaca têm um risco 83% maior de morrer de infarto do que as casadas.
Os pesquisadores analisaram dados de mais de 1.000 pacientes internados por insuficiência cardíaca entre 2004 e 2007, acompanhando-os por mais de 10 anos.
Desses pacientes, 633 eram casados e 357 eram sozinhos (incluindo 195 viúvos, 96 que nunca se casaram e 84 separados ou divorciados). A análise revelou que a taxa de mortalidade por infarto foi significativamente maior entre os solteiros.
Durante o período de estudo, 679 pessoas faleceram. Os dados mostraram que ser solteiro estava associado a um aumento de 58% no risco de morte por todas as causas e a um aumento de 83% no risco de morte cardiovascular.
Os pesquisadores sugerem que o apoio social e a “proteção” oferecidos pelo casamento podem desempenhar um papel crucial no tratamento e na sobrevivência de pacientes cardíacos.