ESG: Evento reuniu 20 indústrias de C. Mourão e também da região
Aconteceu na manhã desta quarta-feira (10/7), na Casa do Empreendedor de Campo Mourão, o evento “A importância do ESG na geração de negócios”. Além de representantes de 20 indústrias locais e de várias cidades da região, o encontro também contou com a participação de representantes de instituições de ensino, órgãos públicos, dirigentes de entidades patronais e organizações da sociedade civil que desenvolvem ações voltadas ao desenvolvimento econômico.
Mais de 30 participantes representaram indústrias instaladas na região polarizada por Campo Mourão, que fabricam equipamentos médicos, produtos para agricultura de precisão, alimentos, embalagens e paletes e placas eletrônicas, entre outros. Na abertura falou o diretor da Secretaria Municipal de Inovação e Desenvolvimento Econômico, Rosinaldo Cardoso, além do presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico (Sindimetal/Campo Mourão), Jackson Bisi.
Em seguida foi realizada uma oficina que abordou questões relacionadas à contextualização ESG. Tratou, por exemplo, da definição de materialidade, indicadores ESG e análise de impacto. Foi ainda falado sobre ferramentas de gestão ESG e o desenvolvimento de atividade prática. O encerramento do encontro foi marcado pela apresentação do Edital Chamada Sesi ESG e de um “case” de Mentoria ESG.
Ao longo do evento foi ressaltado o exponencial crescimento do número de empresas e instituições que adotam os princípios e conceitos de ESG (Ambiental, Social e Governança), inclusive definindo a realização ou não de negócios. Houve até depoimento de participante do encontro que revelou que sua empresa esteve na eminência de perder o melhor negócio da sua história por não atender a todos os conceitos preconizados no ESG.
O que é
ESG é um conjunto de práticas voltadas para a preservação do meio ambiente, responsabilidade com a sociedade e transparência empresarial. De modo geral, mostra o quanto um negócio está buscando maneiras de minimizar os seus impactos no meio ambiente, de construir um mundo mais justo e responsável e de manter os melhores processos de administração.
Essas práticas já se constituem em importantes fatores de competitividade no ambiente de negócios em geral e tudo leva a crer que decidirão – cada vez mais – o futuro de muitos empreendimentos. Afinal, a sociedade e o mercado veem com bons olhos empresas que praticam ações de ESG e se preocupam com as questões ambientais, sociais e de governança.
Realização
O evento desta quarta-feira foi realizado através de parceria entre a Fiep, Sesi, Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico (Sindimetal/Campo Mourão), Secretaria Municipal de Inovação e Desenvolvimento Econômico, Fundação Educere e o Conselho de Desenvolvimento Econômico (Codecam).