Notícias

Chamada Sesi ESG será apresentada para empresários de C. Mourão e região nesta 4ª feira

No evento que será realizado na manhã desta quarta-feira (10/7), na Casa do Empreendedor, os empresários do ramo industrial de Campo Mourão e região também vão conhecer a Chamada Sesi ESG, que segue com edital aberto para inscrições até agosto próximo.

Desmistificar “o tema ESG” (sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança) entre as indústrias e direcionar iniciativas, processos e projetos sustentáveis que podem ser implementadas estão entre os objetivos da chamada. Aline Calefi, gerente de Responsabilidade Social do Sesi Paraná, destaca: “O objetivo é levar a pauta ESG para as indústrias e mostrar como ela pode gerar oportunidades de novos negócios e agregar valor para as empresas. A Mentoria ESG, oferecida pelo Sesi Paraná, apresenta ferramentas para que as indústrias possam estruturar e potencializar as ações”.

Por conta dos desafios relacionados à sustentabilidade, o conceito ESG está cada vez mais em ascensão. Responsabilidade, transparência e a maneira como as empresas interagem com o meio ambiente têm sido cada vez mais levado em consideração pelos clientes e consumidores.

Para se ter uma ideia da importância do tema, um estudo realizado pela Bloomberg Intelligence aponta que os ativos globais ligados à agenda ESG devem ultrapassar US$ 53 trilhões até 2025. Isso só mostra o quanto houve um aumento significativo na conscientização sobre questões sociais, ambientais e de governança.

Chamada Sesi

Na primeira fase, empresas com CNAE industrial paranaense passam pela Mentoria ESG, com capacitação, diagnóstico e mapeamento dos indicadores a serem potencializados por meio de ferramentas Lean. Já na segunda fase, ideias de novas tecnologias ou produtos que surgirem na primeira fase, podem ser inscritas para serem desenvolvidas com o apoio dos Institutos Senai de Tecnologia e Inovação.

Estes são alguns dos benefícios: Implementação de boas práticas de sustentabilidade nas indústrias atendidas; Implementação de ferramentas de Lean Manufacturing com foco em sustentabilidade; Impactos socioambientais positivos (a partir dos indicadores implementados na empresa); Aumento do valor agregado de produtos e serviços;

Melhoria na gestão de risco; Uso sustentável dos recursos naturais; Eficiência operacional e na cadeia de valor; Melhora da reputação e credibilidade da empresa frente à clientes e stakeholders; Reconhecimento de práticas de sustentabilidade por meio do Selo Sesi ESG.

Evento

“A importância do ESG na geração de negócios” é o tema de evento gratuito que acontece nesta quarta-feira, das 8h30min às 10h30min, em Campo Mourão. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas através do link https://forms.office.com/r/6H98JVYPAL

Os participantes serão recepcionados com um café (8h30min) e após a abertura oficial (8h45min) será realizada uma oficina que abordará questões relacionadas a contextualização ESG: definição de materialidade, indicadores ESG e análise de impacto, ferramentas de gestão ESG e o desenvolvimento de atividade prática. Para às 10 horas está marcada a apresentação do Edital Chamada Sesi ESG, enquanto às 10h15min será apresentado “case” de Mentoria ESG.

O evento é resultado de parceria que envolve a Fiep, Sesi, Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico (Sindimetal/Campo Mourão), Casa da Indústria Maringá, Secretaria Municipal de Inovação e Desenvolvimento Econômico, Fundação Educere e o Conselho de Desenvolvimento Econômico (Codecam).

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios