EsportesNotícias

Campo Mourão lança Centro de Referência Paralímpico Brasileiro [fotos]

Foi lançado oficialmente na tarde desta quinta-feira (4), o Centro de Referência Paralímpico Brasileiro de Campo Mourão. A cerimônia de lançamento, realizada no auditório do Centro Universitário Integrado, contou com a presença do prefeito Tauillo Tezelli, do diretor de fomento e promoção ao esporte da Secretaria de Estado do Esporte, Clésio de Marins Prado, representantes do poder legislativo, da Fundação de Esportes de Campo e da instituição de ensino, além dos paratletas atendidos pelo município.

Viabilizado por meio de uma parceria entre Comitê Paralímpico Brasileiro, Governo do Paraná, Fundação de Esportes de Campo Mourão (FECAM) e o Centro Universitário Integrado, o centro de referência tem como objetivo promover a inclusão social e esportiva de pessoas com deficiência por meio do esporte.

O centro também vai oferecer a capacitação de profissionais e o desenvolvimento de projetos de pesquisa na área do esporte paralímpico, buscando otimizar cada vez mais o desempenho dos atletas na busca de melhores resultados nas competições. A ideia é também proporcionar inovações metodológicas de aprendizagem, focadas na manutenção da saúde e na melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência.

O prefeito Tauillo Tezelli destacou o trabalho realizado pela administração municipal e salientou a importância do engajamento de diferentes setores e de parcerias estratégicas para o fomento do esporte na cidade. “A conquista deste centro é resultado do bom trabalho desenvolvido no município e das parcerias que permitem criar oportunidade para que cada vez mais pessoas possam ter mais qualidade de vida por meio do esporte”.

A Fundação de Esportes é responsável por desenvolver o paradesporto no município e atualmente desenvolve 6 modalidades (Basquete em cadeira de rodas, Bocha Paralímpica, Atletismo, Natação, Futebol e Judô), atendendo pessoas com deficiência física/motora, intelectual e visual.

Rede Estadual de Paradesporto

Campo Mourão está entre as 10 cidades na Rede Estadual de Paradesporto, lançada oficialmente no último dia 06 de maio pelo governador em exercício Darci Piana durante a abertura do 9º Encontro de Gestores do Esporte do Estado do Paraná, em Curitiba. O prefeito Tauillo Tezelli representou os prefeitos das cidades contempladas na cerimônia de assinatura.

Pioneira no País, a iniciativa prevê a implantação dos 10 Centros de Referência Paralímpicos no Estado até o final deste ano. Além de Campo Mourão, estão contemplados Maringá, Curitiba, Ponta Grossa, Telêmaco Borba, Cornélio Procópio, Cascavel, Ivaiporã, Londrina e Foz do Iguaçu.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios