EsportesNotícias

Campo Mourão faz lançamento oficial do Centro de Referência Paralímpico

Com apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro, projeto vai ampliar as atividades esportivas, as pesquisas e a inclusão social; município terá mais investimentos para fomentar o paradesporto

O lançamento oficial do Centro de Referência Paralímpico Brasileiro de Campo Mourão já tem data marcada. A solenidade oficial será no dia 4 de julho (quinta), às 14h30, no Anfiteatro do Câmpus do Centro Universitário Integrado [Rua Lauro de Oliveira Souza, 440, Área Urbanizada II]. Diversas autoridades locais, do Governo do Estado e de outros órgãos ligados ao paradesporto devem participar.

Inclusão social e esportiva

O Centro de Referência foi viabilizado por meio de uma parceria entre o Comitê Paralímpico Brasileiro, o Governo do Paraná, a Fundação de Esportes de Campo Mourão (FECAM) e o Centro Universitário Integrado.

O objetivo é utilizar espaços públicos e privados para promover a inclusão social de pessoas com deficiência da Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (COMCAM), por meio do esporte. A partir de agora – com o apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro – as atividades já existentes terão mais verbas, o município de Campo Mourão terá mais investimento para fomentar o paradesporto e haverá mais competições locais e na região.

“Será um momento histórico para a região da COMCAM, pois nossa cidade está entre as dez selecionadas no Paraná para fazer parte deste projeto pioneiro que vai fomentar o desenvolvimento do paradesporto”, explica Luciane Cristina da Luz Alfredo, coordenadora do Centro de Referência Paralímpico Brasileiro – Unidade Campo Mourão/FECAM/Integrado.

Os demais municípios paranaenses que integram a Rede Estadual de Paradesporto são Ivaiporã, Maringá, Ponta Grossa, Telêmaco Borba, Cornélio Procópio, Cascavel, Londrina, Foz do Iguaçu e Curitiba.

Fomento ao esporte paralímpico

Os Centros de Referência também oferecem a capacitação de profissionais e o desenvolvimento de projetos de pesquisa na área do esporte paralímpico, buscando otimizar cada vez mais o desempenho dos atletas para que tenham melhores resultados nas competições.

A ideia é proporcionar inovações metodológicas de aprendizagem, focadas na manutenção da saúde e na melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência.

Quem pode participar

O projeto Centros de Referência surgiu com o intuito de disseminar a prática esportiva no Brasil para crianças e adolescentes em idade escolar (8 a 17 anos), mas está aberto a interessados de todas as idades. A ideia nasceu para promover o treinamento especializado nas diferentes regiões do país; uma vez que ainda existe falta de estrutura para essas atividades.

Em Campo Mourão, o Centro de Referência vai focar nas modalidades de atletismo paradesportivo, natação paradesportiva, basquete em cadeira de rodas, futebol, judô e bocha paralímpica. O público-alvo envolve as pessoas com deficiência física/motora, visual e intelectual, bem como deficiências múltiplas, sem limite de idade.

Os treinos de atletismo e as atividades de pesquisa e atendimento de saúde dos atletas já acontecem no Câmpus do Centro Universitário Integrado. As demais práticas são realizadas nos ginásios, espaços públicos, escolas e na piscina municipal.

“Mais uma vez o Grupo Integrado se destaca como agente de transformação social por meio do esporte. A iniciativa representa um avanço significativo para a inclusão e valorização dos atletas paralímpicos, proporcionando oportunidades e recursos para o desenvolvimento de políticas inclusivas, contribuindo para uma sociedade mais igualitária”, explica Mariana Pavanelli, supervisora de Extensão do Centro Universitário Integrado.

Apoio ao esporte

O Grupo Integrado é uma das empresas que mais incentiva e apoia o esporte na região Noroeste do Paraná. Entre 2022 e 2023, a organização investiu mais de R$ 2,7 milhões para mais de 60 esportistas. Em 2024, o montante já chega a R$ 1,42 milhão.

Essa iniciativa beneficia diversos atletas e projetos sociais que abrangem modalidades como natação, basquete, futsal, vôlei, karatê, judô, atletismo, tênis de mesa, handebol, futebol e ciclismo. O grupo também concede bolsa de estudos aos atletas de diversas modalidades e ministra escolinhas de iniciação para crianças carentes que residem no entorno do Câmpus.

Infraestrutura de ponta

Para facilitar o treinamento dos paratletas, o Centro Universitário Integrado dispõe de infraestrutura de alta qualidade como pista de atletismo e o campo de Golf-7. A instituição de ensino superior também oferece espaços adequados para o atendimento aos desportistas.

O Ambulatório Médico conta com uma equipe multidisciplinar; incluindo especialistas em anestesiologia/dor, cardiologia, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, ginecologia e obstetrícia, geriatria, infectologia, neurologia, oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, pediatria, pneumologia, psiquiatria, reumatologia, urologia e vascular.

Além disso, a Clínica de Fisioterapia oferece atendimento especializado em dermatofuncional, neurofuncional, ortopedia, pediatria e uroginecologia; atendendo crianças, adolescentes, adultos, idosos, gestantes e atletas.

Já a Clínica de Nutrição do Integrado proporciona consultas abrangentes; incluindo avaliações antropométrica e dietética, exame físico, diagnóstico nutricional, planejamento dietético, prescrição dietética, orientação nutricional, educação alimentar e exame de bioimpedância biolétrica; serviços essenciais para garantir a saúde e o bem-estar dos atletas.

A unidade de Psicologia Aplicada oferece serviços de triagem, psicoterapia (a partir dos 6 anos), avaliação psicológica, oficinas e grupos terapêuticos, além de orientação profissional para jovens e adultos. “Esses serviços são fundamentais para o apoio psicológico dos atletas e para o desenvolvimento de suas carreiras esportivas”, destaca Mariana Pavanelli.

O compromisso do Centro Universitário Integrado com o paradesporto também se reflete no desenvolvimento do conhecimento aplicado entre os estudantes de graduação envolvidos nos projetos.

“A instituição visa melhorar a formação de seus estudantes nas áreas relacionadas ao esporte paralímpico de alto rendimento, gerando horas de estágio em atividades práticas e realizando projetos de pesquisa com dados coletados durante o atendimento aos atletas. Isso não só melhora a formação acadêmica, mas também contribui para o desempenho dos paratletas”, complementa a supervisora de Extensão do Centro Universitário Integrado.

Sobre o Centro Universitário Integrado

Localizado em Campo Mourão (PR), o Centro Universitário Integrado oferece, há mais de 25 anos, ensino superior de excelência reconhecido pelo MEC com nota máxima (5) no Conceito Institucional e nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC). Atento ao que o mercado necessita, busca ofertar um ensino de qualidade voltado às competências que precisam ser desenvolvidas por todos os profissionais.

Para isso, conta com infraestrutura moderna, laboratórios com tecnologia de ponta, metodologias de ensino inovadoras e corpo docente com forte experiência acadêmica e vivência prática.

Atualmente, o Integrado oferece mais de 55 cursos de graduação presencial, semipresencial e a distância, incluindo Direito, Medicina e Odontologia e mais de 100 cursos de pós-graduação em diversas áreas do conhecimento.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios