Notícias

5 lugares misteriosos que nenhum turista pode visitar

Com uma área total superior a 500 milhões de km², o planeta Terra está cercado de lugares misteriosos, pouco conhecidos e até mesmo proibidos para a visitação de turistas. Nessas áreas secretas, alguns poucos pesquisadores têm autorização para entrar e só podem permanecer para fins científicos.

Entre os locais secretos mais famosos, está a lendária Área 51, nos Estados Unidos. Embora nada seja oficial, há inúmeras lendas sobre experimentos secretos e até teorias sobre ETs e OVNIs envolvendo essa base militar norte-americana.

Outros lugares misteriosos podem ser inacessíveis para turistas devido aos riscos, como uma ilha brasileira “tomada” cobras, no litoral de São Paulo. Também há o “cofre do apocalipse”, na Noruega, cercado por neve, quase impossível de ser visitado. A seguir, conheça 5 lugares misteriosos que nenhum turista pode visitar no planeta:

1. Área 51, nos EUA

Como já adiantamos, a Área 51 é um dos lugares proibidos e ultrassecretos que mais geram fascínio. Localizada no deserto de Nevada, há cerca de 135 km de Las Vegas, essa base militar desperta muita curiosidade, mesmo sendo proibida para visitação de civis. Na verdade, nem mesmo sobrevoar a região é permitido.

No imaginário popular, a Área 51 dos EUA é um dos lugares mais misteriosos do mundo, conhecido por esconder grandes segredos (Imagem: mrdoomits/Envato)
No imaginário popular, a Área 51 dos EUA é um dos lugares mais misteriosos do mundo, conhecido por esconder grandes segredos (Imagem: mrdoomits/Envato)

Oficialmente, a Área 51 só foi reconhecida pela CIA em 2013 e, desde então, poucas informações sobre os experimentos realizados no local foram compartilhadas com o público. Sabe-se que as instalações são usadas para testes de voo envolvendo aeronaves de última geração.

2. Ilha Surtsey, na Islândia

Escondida na Islândia, a Ilha Surtsey é um desses locais totalmente inacessíveis e monitorados do globo. Criado por erupções vulcânicas entre os anos de 1963 e 1967, o local que está a pouco mais de 170 metros acima do nível do mar é classificado como um experimento real para entender a formação de novos ecossistemas, a partir do zero.

A Ilha Surtsey, na Islândia, é um dos lugares mais proibidos do planeta, desde o seu surgimento nos anos 1960 (Imagem: NOAA)
A Ilha Surtsey, na Islândia, é um dos lugares mais proibidos do planeta, desde o seu surgimento nos anos 1960 (Imagem: NOAA)

Desde o “nascimento”, a ilha é monitorada de longe e com menor nível de interferência humana possível. Isso porque as equipes de pesquisa, financiadas pelo governo da Islândia, querem entender como é a formação de um novo habitat. Nos primeiros 60 anos de existência, alguns animais já chegaram ao local, especialmente as focas, além de plantas, pássaros e insetos.    

3. Mausoléu de Qin Shi Huang, China

Diferente dos outros lugares misteriosos, o Mausoléu do imperador chinês Qin Shi Huang não é acessível nem para pesquisadores e arqueólogos. Isso porque o governo limita as escavações no local e, até o momento, mantém “selado” o túmulo do primeiro governante a unificar o império durante o século III a.C.

Na China, o Mausoléu do imperador Qin Shi Huang é um dos locais mais misteriosos e com acesso mais restrito (Imagem: Christel SAGNIEZ/Pixabay)
Na China, o Mausoléu do imperador Qin Shi Huang é um dos locais mais misteriosos e com acesso mais restrito (Imagem: Christel SAGNIEZ/Pixabay)

Localizado na região central da China e considerado um Patrimônio Mundial da Unesco, o mausoléu quase proibido está enterrado em uma montanha. Milhares de esculturas em tamanho real, feitas com terracota, de soldados e cavalos, além de armas de bronze, já foram escavadas. É possível que, um dia, os mistérios da tumba também sejam revelados ao público.

4. Silo Global de Sementes de Svalbard, na Noruega

Escondido no arquipélago Ártico de Svalbard, o Silo Global de Sementes de Svalbard é um projeto do governo da Noruega, criado em 2008, com a missão de preservar em um “cofre do apocalipse”, quase impossível de ser acessado, as sementes de mais de 1,2 milhão de espécies de plantas dispersas no planeta. O limite de capacidade é de 4,5 milhões de amostras.

Conhecido como "cofre do apocalipse", o silo secreto da Noruega guarda sementes de mais de um milhão de espécies (Imagem: Erlend Bjoertvedt/Wikimedia Commons/CC BY-SA 3.0)
Conhecido como “cofre do apocalipse”, o silo secreto da Noruega guarda sementes de mais de um milhão de espécies (Imagem: Erlend Bjoertvedt/Wikimedia Commons/CC BY-SA 3.0)

As instalações desse cofre da biodiversidade do planeta podem resistir a terremotos, ataques com bombas nucleares ou mesmo a elevação do nível do mar. Também conta com proteções contra patógenos e turistas indesejados. Idealmente, as sementes só devem ser usadas em última necessidade, quando a humanidade estiver próxima do limite, precisando de alimentos.

5. Ilha da Queimada Grande, no Brasil

No Brasil, também existem lugares misteriosos e pouco acessíveis. Talvez, o mais famoso deles seja a Ilha da Queimada Grande, localizada entre as cidades de Itanhaém e Peruíbe, no litoral de São Paulo. Com 430 mil km², o local é popularmente conhecido como “Ilha das Cobras”, já que é densamente povoado pelas serpentes. As espécies mais comuns são: a Bothrops insularis e a Dipsas albifrons cavalheroi.

No Brasil, a "Ilha das Cobras" é classificada como um dos lugares mais misteriosos e perigosos (Imagem: Reprodução/Governo Municipal de Itanhaém/CC BY 2.5)
No Brasil, a “Ilha das Cobras” é classificada como um dos lugares mais misteriosos e perigosos (Imagem: Reprodução/Governo Municipal de Itanhaém/CC BY 2.5)

Devido aos riscos, o acesso à ilha é controlado e está liberado apenas para fins de pesquisa, o que é feito pelos cientistas do Instituto Butantan, por exemplo. A ameaça é tão grave que, desde 1918, o farol marítimo é operado por equipamentos, sem envolver operadores humanos. Por conta do medo, até existem registros de tentativas de literalmente queimar a ilha para acabar com as cobras, mas isso não surtiu o efeito desejado. 

Se você está planejando as próximas férias, estes lugares definitivamente não podem entrar em seu roteiro. No entanto, não faltam séries, livros e filmes sobre os lugares mais misteriosos do planeta caso queira conhecer mais sobre eles.

CANALTECH

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios