Notícias

Observatório Social divulga propostas entregues aos pré-candidatos a prefeito de C. Mourão

No final da semana passada, a unidade local do Observatório Social do Brasil (OSB/Campo Mourão) fez a entrega de documento com propostas de ações aos pré-candidatos a prefeito do Município (gestão 2025-2018). Também o Conselho de Desenvolvimento (Codecam) apresentou sugestões.

“Trabalhar e garantir a melhoria contínua da transparência municipal” foi uma das propostas apresentadas pelo OSB local, com mensuração anual baseada na Metodologia Escala Brasil Transparente (da Controladoria Geral da União). A entidade também propôs o incentivo à participação popular na elaboração e cumprimento do planejamento estratégico e do orçamento municipal.

Outra sugestão apresentada foi para o fortalecimento dos conselhos municipais. “O fortalecimento dos conselhos municipais e da participação cidadã é fundamental para impulsionar o exercício do controle social. Nem todos os conselhos municipais possuem a estrutura necessária para executarem suas atividades com segurança”, acentua o documento entregue aos quatro pré-candidatos: Douglas Fabrício, Edoel Rocha, Osni Meneses e Rodrigo Salvadori.

Controle Interno

Também o aprimoramento e fortalecimento do controle interno da Prefeitura (inclusive com a implementação de programa de integridade e compliance público), a criação de um almoxarifado central da administração municipal e um maior incentivo a participação das empresas locais nas licitações realizadas pelo poder público local estão entre as sugestões formuladas.

O documento – que prevê sistemas de mensuração de resultados para cada proposta apresentada – é encerrado com a proposta de desenvolvimento de políticas públicas, programas e projetos para atender e implementar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2015.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios