Entrega de propostas pelo Codecam/OSB a pré-candidatos a prefeito lota a Acicam
Os quatro pré-candidatos também firmaram termo de compromisso
Representantes de grande número de instituições locais e lideranças dos mais diferentes segmentos da comunidade, além de muitos populares, compareceram na manhã desta sexta-feira (14/6) ao evento de entrega de documento com propostas estratégicas para o Município aos pré-candidatos a prefeito de Campo Mourão na eleição de outubro próximo. A cerimônia foi realizada no auditório da Associação Comercial e Industrial (Acicam) e o documento foi preparado pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico do Município (Codecam) e a unidade local do Observatório Social do Brasil (OSB).
Após a composição da mesa principal e pronunciamento de lideranças, os atuais quatro pré-candidatos a prefeito para a gestão 2025-2028 foram chamados – por ordem alfabética – para receber o documento com as propostas. Cada um deles – Edoel Rocha, João Douglas Fabrício, Osni de Freitas Menezes e Rodrigo Salvadori – também teve cinco minutos para usar a palavra. Antes foram lembrados que, apesar do espaço ser democrático, deveriam observar as regras do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sobretudo para não incorrer no risco de campanha antecipada. Eles discorreram principalmente sobre a importância da sociedade civil numa gestão participativa.
O critério adotado na definição dos pré-candidatos foi o noticiário da imprensa local ao longo dos últimos tempos. Sobre o processo de elaboração do documento falou o presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Campo Mourão (Sindimetal), Jackson Bisi.
Entrega
Após receberem o documento com as propostas estratégicas, os pré-candidatos assinaram o termo de compromisso, que no primeiro parágrafo acentua: … me comprometo com a Sociedade Civil Organizada, neste ato representada pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico de Campo Mourão – CODECAM, a celebrar em meu mandato, se eleito (a), todos os compromissos firmados neste documento”. Acrescenta ainda “Afirmo que farei o possível para melhorar a cidade e proporcionar melhor qualidade de vida, nos âmbitos social, cultural, técnica, econômica, industrial e tecnológica, assim como nas demais áreas que a cidade ofereça. Me comprometo ainda a, juntamente ao CODECAM, gerar desenvolvimento econômico na região, que gerará frutos para além de meu mandato, pensando sempre no futuro”..
O documento com as propostas e o termo de compromisso está disponível para os interessados no site www.codecam.org.br (na aba documentos para o download).
Prática
Em eleições passadas, o Codecam já fez a entrega de documentos com sugestões aos candidatos, tanto em eleições municipais como estaduais. Esta foi a segunda vez que a entidade fez a entrega a pré-candidato a prefeito.
As nove câmaras temáticas do Codecam participaram da elaboração do documento e o trabalho foi iniciado em fevereiro passado. Também o OSB/Campo Mourão participou da ação. As propostas foram aprovadas e validadas pelo Conselho Pleno do Codecam.
Firmar acordo para a continuidade de projetos e ações que já vem sendo desenvolvidas no Município, somadas as sugestões da sociedade civil organizada, constituem-se nos objetivos da iniciativa.
“Além de apresentar os anseios da sociedade, esse documento é uma maneira de assegurar e salvaguardar ações prósperas da cidade, que foram construídas por gestões anteriores, para que continuem servindo a sociedade, ocasionando a melhor consistência e menor volatilidade dos mesmos após as trocas na gestão pública do Município. Este projeto foi pensado para que, de forma duradoura, sejam reverberados resultados de desenvolvimento econômico sustentável, ao longo dos anos”, é ressaltado no documento.
O evento foi encerrado com um rápido pronunciamento da presidente da Codecam, Mariza Pante Ferreira. Entre os presentes a cerimônia, a vice-prefeita Fátima Nunes; o presidente da Acicam, Francisco Viudes; o presidente do OSB/Campo Mourão, Gregório Kravchychyn; além do vice-presidente e do secretário do Codecam, Ater Cristófoli e Rafael Fernando de Lima Pequito, respectivamente.