Em C. Mourão, idosos têm oficina de memória na Academia de Saúde do Cohapar
Objetivo é trabalhar a prevenção de demências como a doença de Alzheimer, que é a mais comum entre a população idosa.
Todas as quartas-feiras, das 8 às 10 horas, a Academia da Saúde do Cohapar recebe idosos para um trabalho inovador: oficina de memória. O objetivo é trabalhar a prevenção de demências como a doença de Alzheimer, que é a mais comum entre a população idosa.
As atividades de estimulação cognitiva permitem que diversas habilidades se desenvolvam, como: atenção, concentração, memória, raciocínio, percepção visual, coordenação motora grossa e fina, organização espaço-temporal, sequência lógica, entre outros.
“A estimulação cognitiva pode contribuir ainda para uma melhora da qualidade de vida do paciente, proporcionando um melhor desempenho psicomotor, além de maior autonomia e integração social”, observa a enfermeira responsável, Ana Fernanda Vecchi.
O trabalha tem apresentado resultados satisfatórios. Os idosos relatam que sentem realmente a necessidade de exercitar a memória quando percebem as dificuldades de realizarem atividades como caça–palavras, jogos da memória, palavra cruzada entre outras atividades que exijam atenção e raciocínio.