“Campo Mourão no Prato” entre os 5 melhores relatos de experiência no Fórum Internacional de Turismo
Estudantes, professores, profissionais e pesquisadores de todo o Brasil se reuniram na 18ª edição do Fórum Internacional de Turismo do Iguassu para apresentar estudos científicos e relatos de experiências no setor de turismo. O evento, encerrado na sexta-feira (7), em Foz do Iguaçu (PR), destacou o Festival Campo Mourão no Prato, que foi classificado entre os cinco melhores relatos de experiência. Ao todo, mais de 150 estudos foram apresentados.
O Festival Campo Mourão no Prato se destacou pelo significativo impacto na economia local de um município de pequeno porte, movimentando uma cadeia produtiva inteira no setor de gastronomia. Em suas três edições anteriores, o festival, que dura apenas 15 dias e ocorre duas vezes ao ano (no verão e no inverno), já movimentou mais de 2 milhões de reais na economia mourãoense. A quarta edição já está programada e promete continuar este ciclo de sucesso.
A apresentação do festival em Foz do Iguaçu foi conduzida pelo diretor de Inovação e Desenvolvimento Econômico do município, Rosinaldo Nunes Cardoso, e pela Professora Doutora Carla Carolina Holm, do Curso de Turismo da Unespar. O evento, chancelado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), contou com a submissão de pesquisas de 28 universidades, representando todas as regiões do país e do exterior.
“Em 2023, o Festival já ficou entre os 10 melhores resultados, e nesta edição subimos para o quinto lugar. Isso demonstra como a integração entre o setor público, a iniciativa privada e a universidade é possível e gera resultados”, destacou Rosinaldo. A expectativa é que nas próximas edições, o festival continue a atrair atenção e investimentos, consolidando-se como um dos principais eventos de turismo gastronômico do país.