Notícias

Astronauta divulga foto de São Paulo vista da Estação Espacial Internacional

Neste final de semana, o astronauta Donald R. Pettit, da Nasa, compartilhou uma imagem impressionante da cidade de São Paulo à noite, com luzes que podem ser literalmente vistas do espaço. A foto foi tirada durante a estadia de Pettit na Estação Espacial Internacional (ISS).

A foto noturna de São Paulo foi feita em maio de 2003, durante a primeira missão espacial de Pettit, a Expedição 6. Na época, a tripulação viajava a bordo do ônibus espacial Endeavour.

Se tudo der certo, o astronauta participará da Expedição 72 e, talvez, consiga fazer uma nova foto de São Paulo, mostrando as transformações que a metrópole passou ao longo de 11 anos.

Foto noturna de São Paulo

No registro feito pelo astronauta da NASA, é possível ver a cidade de São Paulo na região central. No entorno, há uma faixa de luz no litoral que representa a cidade de Santos. As diferentes cores indicam o funcionamento da iluminação pública.

“A iluminação mais antiga de vapor de mercúrio é vista como azul-esverdeada na parte mais antiga e central da cidade, enquanto a iluminação de vapor de sódio amarela aparece nas regiões mais novas ao redor”, escreve Pettit sobre a cidade de São Paulo, em seu post nas redes sociais.

“A região costeira de Santos mostra uma borda abrupta de iluminação no Oceano Atlântico”, acrescenta o astronauta sobre os detalhes da imagem.

Astronauta Donald Petti divulga imagem noturna de São Paulo, durante a sua primeira missão espacial (Imagem: Reprodução/NASA)
Astronauta Donald Petti divulga imagem noturna de São Paulo, durante a sua primeira missão espacial (Imagem: Reprodução/NASA)

Vale destacar que, observar as luzes da cidade abaixo quando a ISS atravessa o lado escuro da Terra, é um “hobby” comum dos astronautas em suas missões. É o inverso das pessoas que olham o céu e buscam imagens escondidas nas nuvens ou nas estrelas.

Via: CanalTech (com NASA)  

Print Friendly, PDF & Email

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios