Trovants, as pedras ‘vivas’ que crescem na Romênia
As pedras Trovants da Romênia tornaram-se uma enorme atração para turistas e cientistas
A gente cresceu sabendo que pedras são seres inanimados, né? Por isso, não crescem ou se reproduzem… Mas, talvez, o conceito não se aplique às Trovants, pedras vivas que, literalmente, crescem na Romênia. Este conjunto fica na aldeia de Costesti e se consolida como um dos grandes atrativos da área.
Só para ilustrar, Trovants significa mesmo “pedras que crescem”, em romeno. Mas, não pense que você vai chegar lá e se deparar com formações muito diferentes daquelas com as quais estamos acostumados. Pelo contrário, aparentemente, as rochas são bem parecidas com as demais.
Exceto por dois detalhes: a idade e a anatomia. Segundo especialistas, essas pedras têm aproximadamente 6 milhões de anos de vida. Tudo começou quando eram ainda pequenos seixos que, com o passar do tempo, se transformaram em grandes massas de pedra de até 10 metros de altura.
Por que os Trovants são pedras que crescem?
A princípio, ainda que sejam “pedras vivas”, os Trovants crescem de forma muito lenta. Só para ilustrar, estima-se que levem mil anos para crescer de 4 a 5 centímetros. Ok, mas como?
Acredite, para tentar explicar, pesquisadores vêm, ao longo dos anos, observando-as com lupa, tentando descobrir como é possível que uma pedra cresça. Ocorre que, ao dissecá-las, descobriram que essas pedras que crescem tinham uma estrutura semelhante a do tronco de uma árvore.
Inicialmente, sabemos que o tronco da árvore possui camadas que, entre outras funções, mostram sua idade. Essas pedras funcionam exatamente da mesma maneira, daí a estimativa de sua antiguidade.
De acordo com o Museu, as Trovants, pedras que crescem na Romênia, se formam pela acumulação de carbonatos em seu interior. Isso faz com que, quando a água precipita sobre elas, pressionem as camadas externas. Assim, criam protuberâncias que as fazem “crescer”.
E, ainda que seja muito, essa não é a única peculiaridade dessas pedras. Também conforme estudos, os Trovants se deslocam em média 2,5 milímetros a cada duas semanas.
Claro que há teorias da conspiração!
Atualmente, a ciência explica perfeitamente o que há por trás dos Trovants, as pedras que crescem. Ademais, pesquisadores já as catalogaram como formas inorgânicas de vida. Mas, o mistério sempre atrai a conspiração e não seria diferente aqui.
Primeiramente, existiram cientistas que pensaram se tratar de “formas de vida com uma consciência própria”. Houve, também, paranormais que arriscaram dizer que são formas de vida extraterrestre. Assim, chegaram ao nosso planeta por meio de uma chuva de meteoritos.
Mas, o que sabemos é que o planeta é sábio. Ademais, em nosso pequeno lugar no universo, podemos encontrar coisas tão incríveis como os Trovants, as pedras que crescem. Ou seja, embora tenham uma explicação científica, não deixarão de nos surpreender.
Ah, e como fazer para visitá-las? As rochas estão na aldeia de Contesti e, para chegar lá, basta seguir de carro ou ônibus a partir de Bucareste.