Sucesso marcou o “Mulheres que Fizeram e Fazem História/2024” [fotos]
Homenagem foi em reconhecimento à atuação de destaque das homenageadas em diferentes áreas de atividades
Mais uma edição do evento “Mulheres que Fizeram e Fazem História”, promovido pela Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios de Campo Mourão e Região (Cmeg), foi realizada na noite desta quarta-feira (24/4). A cerimônia aconteceu nas dependências do Telhado de Paris e reuniu grande número de empreendedoras locais, lideranças da comunidade, autoridades, representantes do Sistema Fecomércio Sesc Senac/Cmeg Paraná, familiares das homenageadas e convidados.
A homenagem da entidade empresarial feminina a mulheres mourãoenses que destacaram-se ou destacam-se nos mais diferentes setores foi realizada pela primeira vez em 2018. Esta foi a quarta edição da cerimônia, que em 2020, 2021 e 2022 não aconteceu devido às restrições decorrentes da pandemia de Covid 19.
No concorrido evento desta quarta-feira foram homenageadas sete mulheres mourãoenses: Lídia Camazinha de Sá (advogada e empresária), Márcia Cristina Sant’Ana Sampaio Renisz (da empresa “Reivos”), Tereza Maria Pazini (da Adega Pazini), Assumpta Burtet Domanski (homenagem póstuma), Cidália Guimarães Cilião, Zuleica Balabuch Oliveira e a professora aposentada Dircélia Maria Foltran Teixeira.
Nas edições anteriores foram homenageadas 17 mourãoenses de destaque na comunidade.
A cerimônia
O evento foi aberto com o pronunciamento da coordenadora estadual da Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios do Paraná (Cmeg/PR), Claudia Regina Colpi. Na sequência falou a presidente da Cmeg/Campo Mourão, Ester de Abreu Piacentini.
Na sequência foram prestadas as homenageadas. A entrega da honraria e de flores a cada uma delas ou a seus representantes foi precedida da apresentação de um breve histórico da homenageada pela diretora Financeira da Cmeg/Campo Mourão, Giselta Veiga. Também foi tocada uma música apreciada pela homenageada.
O cerimonial foi encerrado com o pronunciamento da primeira dama do Município de Campo Mourão, Hosana Tezelli. Também a vice-prefeita do Município, Fátima Nunes, participou do evento. Em seguida foi servido o jantar.
Mulheres na economia
Indicadores da economia paranaense apontam que cerca de 40 por cento das empresas do comércio de bens, serviços e turismo do Estado são de propriedade ou dirigidas por mulheres. Desde 2006, as empresas comandadas por mulheres recebem atenção especial dentro do Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná, que tem mais de 70 anos de atuação e expressa a voz de mais de 500 mil empresas. Para atender as demandas do empresariado femimina foi criada, há 18 anos, a Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios do Paraná (Cmeg), que tem unidades descentralizadas em 22 cidades polos do Estado. Inclusive em Campo Mourão.