Nova onda de calor fecha mês de abril no país com temperaturas de até 40ºC
INMET emitiu um alerta de perigo e risco à saúde com as altas temperaturas, que devem durar até a quarta-feira (1º). Em Campo Mourão, 35ºC deve ser a temperatura mais alta durante a semana.
Em pleno outono, calorão: uma nova onda de calor atinge parte do Brasil e deve fazer com que os termômetros alcancem temperaturas atípicas para esta época do ano. O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta de perigo e risco à saúde com as altas temperaturas, que devem durar até a quarta-feira (1º).
A temperatura pode ficar 5ºC acima da média por um período de 3 a 5 dias. No interior de São Paulo, os termômetros podem bater 33º C graus nos próximos dias. No Rio de Janeiro, a máxima pode ficar em 40º C no começo de maio. Minas Gerais, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul também serão impactados pela onda de calor.
⚠️ #Atenção: Previsão de onda de calor, de hoje (27) até quarta-feira (1°), em áreas de MT, GO, MG, SP, PR e em todo o estado de MS.
— INMET (@inmet_) April 27, 2024
🟠 Confira o aviso laranja (perigo) 👉 https://t.co/8WqOZSsZut pic.twitter.com/5oRUPy6CXY
Esta será a quarta onda de calor desde o início de 2024. De acordo com informações da Climatempo, isto ocorre porque uma área de alta pressão ficará estacionada sobre áreas do Centro-Sul do Brasil e atuará como um bloqueio, dificultando a chegada de frentes frias para o Centro-Oeste e Sudeste, resultando em ar seco e intensificação do ar quente.
Fonte: G1/Globo