CREAS-POP encaminhou 9 pessoas em situação de rua ao mercado de trabalho de C. Mourão
Desde setembro de 2023, quando iniciou as atividades, o CREAS-POP já encaminhou nove pessoas em situação de rua para o mercado de trabalho. Os números foram divulgados na semana passada durante audiência pública pela Secretaria Municipal de Assistência Social. A proposta do CREAS-POP é o acompanhamento sistemático das pessoas em situação de rua com vínculo em Campo Mourão.
Um dos encaminhados foi Jucelino de Oliveira, que ingressou num curso de mecânica industrial e conseguiu um emprego. “Vim para Campo Mourão para tentar melhorar de vida e fazer um tratamento do pulmão, mas acabei nas ruas. Procurei o CREAS-POP para tentar voltar para minha cidade e me ofereceram ajuda com alimentação e convite para participar do projeto. Me inscreveram no curso e consegui um emprego”, relatou o trabalhador, que também deixou de usar drogas.
Vinculado a Secretaria de Assistência Social, o serviço oferece acompanhamento e encaminhamentos necessários para cursos, mercado de trabalho (em parceria com a Agência do Trabalhador) e atividades diversas.
O projeto interno do CREAS-POP funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 11 horas, com atividades na área da Saúde, educação física, cultura e orientações em geral. Os participantes recebem alimentação e podem lavar roupas e tomar banho. Além de aceitar participar das atividades, não podem fazer uso de álcool e outras drogas dentro do projeto.