Notícias

Startup Day Regional Noroeste dá primeiro passo rumo à internacionalização

Objetivo do evento é fomentar o mercado de startups, com conteúdo e troca de experiências

O Startup Day Regional Noroeste reuniu cerca de 200 participantes em Maringá, neste último sábado (16), com diversas atividades gratuitas. O evento atraiu curiosos sobre o universo das startups, quem tem ideias ou projetos de negócios inovadores, estudantes, aceleradoras, empreendedores e entusiastas da área, atores do ecossistema local de inovação, entre outros.

Com o objetivo de fomentar o mercado regional de startups, com conteúdo e troca de experiências, o Startup Day foi realizado pelo Sebrae/PR, em parceria com diversos atores do ecossistema regional. Os detalhes sobre os parceiros que atuam nas regiões de Paranavaí, de Umuarama, de Campo Mourão, de Cianorte e de Maringá podem ser conferidos no link: https://drive.google.com/file/d/1aXmMSxhbdTPuLf3fDyuFaa5TPuP–Xr2/view?usp=drivesdk.

Na programação, a plenária contou com as palestras “Impulsionando a inovação – o impacto do empreendedorismo feminino no ecossistema de startups”, com Bruna Saara Oliveira, do Grupo Renova ESG; “Construindo um processo de vendas imbatível”, com Eduardo Rodrigues, da Moskit; “Startup que não tem presença, não vende”, com o mentor de startups e programas de inovação, Felipe Costa; e “Do zero a R$ 100 milhões – o caminho para escalar uma startup no interior do Paraná”, com Marlon Pascoal, da Superlógica Imobiliárias.

Paralelamente, ocorreu uma banca para selecionar as melhores startups que participaram do treinamento Picth Journey. Segundo o consultor do Sebrae/PR, Nickolas Kretzmann, as startups locais começam a ser preparadas para pensar de forma global, com a oportunidade de apresentar suas soluções em outro idioma para um grande público.

Startups tiveram momento para apresentação em inglês. Foto: Neri9 Produtora.

“Uma das barreiras para as startups irem para fora é o idioma, o que o Pitch Journey começou a resolver. Nesta décima edição do Startup Day, três participantes do treinamento compareceram para demonstrar soluções em inglês. A que se destacou falou para todo o público. É um primeiro passo rumo à internacionalização do evento, para o qual temos a intenção de trazer, também, palestrantes e convidados do exterior”, observa o consultor.

A startup que se destacou foi a Let Me Pay, que atua em Maringá e em São Paulo. O negócio lançou, em novembro de 2023, uma solução de pagamentos, por onde passam mais de R$ 10 milhões por mês.

“Apresentamos em inglês uma nova solução, que simplifica a gestão de pagamentos para pequenas e médias empresas, com expectativa de ter mais de três mil assinaturas até o fim do ano. Trabalho como desenvolvedor para fora, mas apresentar uma solução em inglês foi a primeira vez. O aprendizado foi essencial porque queremos buscar investimento no Brasil e exterior”, frisa o líder da empresa, Fernando Fabrício.

Outra atração foi a arena de mentorias. Lá, quem precisa de orientação para tirar uma ideia do papel ou de suporte para alavancar seu negócio teve a oportunidade de aprender com especialistas do mercado. Os mentores trabalharam voluntariamente. Um deles foi Luan Mileski.

“Estou há dez anos no mercado de tecnologia e há cerca de cinco focado em startups. Trabalho para tirar uma ideia do abstrato até seu lançamento. Participar como mentor é uma forma de devolver o que recebi quando fui mentorado. Contribuo com quem tem encontrado barreiras ou não consegue identificar pontos cegos”, comenta Mileski.

Profissional da área de eventos, Kamila Walter Ghisso, de Campo Mourão, participou do evento de olho em novidades.

“O objetivo é ver coisas novas e agregar. Também sou presidente do Conselho Jovem da associação empresarial da minha cidade, então tenho que conhecer para incentivar. O que aprendi na palestra sobre vendas, por exemplo, levarei para uma colega da área”, conta Kamila.

Desafio das startups

No “Desafio das statups”, que contou com 20 propostas inscritas, quatro se apresentaram para uma banca e para o público geral. Em primeiro lugar, ficou a SendCase – Teleinterconsultas, de Hugo Cezar de Moraes Canever e Jonathas Jiuliano Domingos; em segundo lugar, ficou a Tá na Rua, de Carlos André Gomes dos Santos; e a Arq2you – Soluções em Arquitetura, de Camila Dias de Daniel Ceschini, ficou na terceira colocação. Eles ganharam troféus e soluções oferecidas pelo Sebrae/PR para desenvolverem seus negócios.

A SendCase – Teleinterconsultas é uma plataforma de comunicação entre médicos. A solução propõe resolver problemas de fluxos de encaminhamentos para consultas especializadas no Sistema Único de Saúde (SUS), reduzindo tempo de espera.

“Operamos com médicos da urgência e emergência. Para atender municípios com alto fluxo de encaminhamentos especializados desnecessários, estamos em fase de negociação. Participamos pela primeira vez do Startup Day. A experiência foi incrível, possibilitando aprendizado e troca de experiências”, explica Hugo Cezar de Moraes Canever, cuja startup é formada por médicos.

Metaverso Experience

Quem quis conhecer mais sobre como funciona a realidade aumentada experimentou a inovação no Espaço Metaverso Experience. Com óculos de realidade aumentada, a startup de Maringá XSpaces apresentou as soluções que a Meta levou para a SXSW 2024, festival na área de tecnologias e inovações que ocorreu em Austin, Texas (EUA), neste mês de março.

Experiência com realidade aumentada. Foto: Neri 9 Produtora.

Participantes no Paraná

Além de Maringá, o Startup Day foi realizado, simultaneamente, em Francisco Beltrão, Cascavel, Guarapuava, São José dos Pinhais e Londrina, com 700 participantes no Paraná. Outros estados brasileiros também tiverem edições do evento.

Fonte: Sebrae/PR

Print Friendly, PDF & Email

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios