Notícias

Sensação térmica bate recorde e chega a 60,1 graus na cidade do Rio de Janeiro

De acordo com o Alerta Rio, a estação Guaratiba atingiu o maior valor de sensação térmica desde o início dos registros; temperatura máxima pode chegar aos 40 graus

O Rio é para os fortes! As praias ficaram lotadas devido ao calor forte. No Arpoador, a areia se transformou em um mar de guarda-sóis. Neste sábado, a sensação térmica em Guaratiba, na Zona Oeste, chegou a 60,1 graus, às 10h20, o maior valor registrado desde 2014, quando o Sistema Alerta Rio começou a fazer a medição. O recorde anterior também foi registrado em Guaratiba, em novembro de 2023, quando a sensação térmica chegou aos 59,7 graus.

Arpoador com Ipanema ao fundo — Foto: Gabriel de Paiva/ Agência O Globo
Arpoador com Ipanema ao fundo — Foto: Gabriel de Paiva/ Agência O Globo

De acordo com o órgão, a região de Guaratiba possui algumas características geográficas que favorecem a ocorrência de temperaturas e umidades relativas do ar elevadas, principalmente no período da manhã. Esta região é úmida por conta da proximidade com o oceano e costuma receber influência de ventos quentes de quadrante norte no período da manhã.

A sensação térmica é um índice de calor calculado a partir dos dados de temperatura e umidade relativa do ar. Quanto maior for a temperatura e a umidade relativa do ar, maior será a sensação térmica nesta região.

A temperatura máxima registrada neste sábado foi de 40,3 graus em Irajá, na Zona Norte e não há previsão de chuva.

Os especialistas recomendam a população evite a exposição prolongada ao sol, use protetor solar e hidrate-se. A dermatologista da secretaria de estado de Saúde, Maria Eugênia Noviski, alerta, que o protetor solar deve ser aplicado antes de sair de casa e repassado a cada duas horas. Também não se deve usar perfumes.

No domingo (17), a previsão é de mais um dia de calor no Rio, com temperatura máxima de 42 graus e sensações térmicas acima dos 50 graus.

— O Rio de Janeiro entrou ontem numa zona de calor que já vinha do Sul do Brasil, passou por Mato Grosso, São Paulo, e chegou aqui. Nessa zona, algumas localidades podem ter temperaturas com cinco ou mais graus acima da média — explica Olivio Bahia, meteorologista do Inmet.

Segundo Bahia, esta é uma época já tradicionalmente quente. A falta de chuva intensifica o calor. A previsão indica que a temperatura vai começar a cair na segunda-feira (18), mas vai continuar quente, na casa dos 37 graus.

— Está quente mesmo. Essa época o sol ilumina bastante o hemisfério sul. Mas, ao mesmo tempo, entre tarde e noite, você tem as chuvas que ajudam a amenizar temperatura. A radiação solar chega na superfície terrestre, é absorvida, e a superfície começa a irradiar para atmosfera, aquecendo o ar. Quando temos nuvens e chuva, parte dessa irradiação é absorvida pela nebulosidade, como um filtro. Como estamos com pouca nuvem e pouca chuva, isso reflete na temperatura, que vai subindo. Toda energia que chega do sol está servindo pra aquecer o ar. Neste sábado, deve continuar dessa forma e no domingo (17) ainda mais. Durante a semana vai aumentar a chance de chover, aí melhora. Mas atenção, porque a chuva pode vir em forma de temporal — conclui.

Maiores Sensações Térmicas da série histórica do Sistema Alerta Rio (2014 a 2024)

  1. 60,1°C às 10h20 de 16/03/2024 (Guaratiba)
  2. 59,7°C às 08h05 de 18/11/2023 (Guaratiba)
  3. 59,5C° às 11h45 de 17/01/2024 (Guaratiba)
  4. 59,3°C às 10h20 de 17/11/2023 (Guaratiba)
  5. 58,5°C às 09h10 de 14/11/2023 (Guaratiba)

O Globo

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios