Jornalista ficou irada e se virou com uma das mãos levantada
Um robô foi filmado “apalpando” uma mulher em Riad (Arábia Saudita) na última segunda-feira (4/3).
A cena ocorreu durante o DeepFest, na capital saudita, um evento considerado o “principal ponto de encontro do ecossistema global de inteligência artificial”.
Durante a apresentação, a repórter Rawya Kassem foi vista falando na frente do robô com inteligência artificial chamado Mohammad, quando ele pareceu estender a mão e tentar tocar a jornalista de forma inadequada.
Rawya imediatamente estremeceu e se virou com a mão levantada, parecendo admoestá-lo enquanto continuava o seu trabalho.
🇸🇦A Arábia Saudita apresenta "Mohammed": O primeiro robô de inteligência artificial do reino provavelmente será banido por assédio sexual. 🤣🤣🤣 pic.twitter.com/ElzCI0EF1U
— margoberndpin (@margopinbernard) March 6, 2024
Mohammad, desenvolvido pela empresa saudita de inteligência artificial e robótica QSS, é descrito como a “última maravilha da robótica”, de acordo com reportagem no “Metro”. Vestido com uma roupa tradicional, incluindo um keffiyeh vermelho e branco, Mohammad apresentou-se à multidão em árabe.
No entanto, após a interação inadequada, o clipe rapidamente se tornou viral pelos motivos errados, com alguns questionando a codificação, e um usuário do X (antigo Twitter) classificando Mohammad como “pervertido”. Um outro o chamou de “robô mulherengo”. “Quem o treinou”?, perguntou um terceiro. Houve quem, entretanto, dissesse acreditar que o robô estivesse apenas incentivando a repórter a andar para frente.
A QSS disse que leva muito a sério a segurança e o bem-estar de todos os participantes nos seus eventos e que a equipe “informou proativamente todos os participantes, incluindo repórteres, para manter uma distância segura do robô durante a sua demonstração”. A empresa garantiu que Mohammad é uma máquina “ingênua”.