Rede pública de ensino e CRAS de Iretama passam por capacitação em saneamento
Vinte e três profissionais participaram nesta semana do curso da Sanepar e fizeram uma visita técnica ao sistema. O treinamento dos profissionais de educação e de assistência social do município visa difundir a importância do esgotamento sanitário com orientação sobre a forma correta de utilização da rede coletora.
As atividades socioambientais promovidas pela Sanepar em Iretama, na região central do Estado, contaram com mais um curso de capacitação, destinado aos professores e profissionais da rede municipal de ensino e aos agentes do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS). Vinte e três profissionais participaram nesta semana do curso da Sanepar e fizeram uma visita técnica ao sistema.
O treinamento dos profissionais de educação e de assistência social do município visa difundir a importância do esgotamento sanitário com orientação sobre a forma correta de utilização da rede coletora.
Na visita, técnicos da Sanepar explicaram sobre o cronograma da obra da implantação do serviço na cidade e os benefícios da coleta e tratamento de esgoto para a melhoria da saúde e da qualidade de vida. “Esses profissionais têm uma atuação junto à comunidade e podem levar esses conhecimentos aos moradores, explicando os benefícios e como deve ser a utilização correta do sistema”, explica a gestora de educação socioambiental da Sanepar, Andrea Fontes da Silva.
Funcionário do CRAS da cidade, Rodrigo Formentini avaliou como importante a capacitação. “Não tínhamos conhecimento de muitas coisas que foram apresentadas. Foi enriquecedor e, assim que for necessário, poderemos repassar o conteúdo aos grupos com quem mantemos contado”, afirmou.
A professora Inês da Silva Prado Domanski, que atua na educação há 19 anos e dá aulas de Geografia para crianças da pré-escola ao 5º ano, disse que a sua disciplina aborda muitos aspectos do que foi aprendido no curso de saneamento.
“O tema é novidade para os estudantes, porque a rede e o sistema de esgoto estão chegando agora na cidade. As questões que tratam dos cuidados da água, do lixo, da reciclagem e da conscientização podem ser abordadas em sala de aula. Foi muito importante conhecer o processo do tratamento do esgoto que, além de repassar aos nossos alunos, vamos levar para nossa vida”, destacou.