Mulher joga cachorro de ponte ao lado dos filhos e imagens chocam [VÍDEOS]
Polícia identificou a responsável pelo crime de maus-tratos e resgatou o cão
Uma cena de violência contra um cachorro causou revolta em Joinville, no Norte catarinense. Na gravação, uma mulher, acompanhada dos filhos, joga o próprio cão de cima de uma ponte no bairro Pirabeiraba. O ato de crueldade aconteceu na última sexta-feira (8).
O caso chegou à Divisão de Investigação Criminal de Joinville que identificou a autora e resgatou o cão nessa terça-feira (12). Segundo a Polícia Civil, a investigada deve responder por maus-tratos e corrupção de menores, já que foi em frente aos filhos.
A investigação descobriu ainda que o cachorro voltou para casa sozinho após ser lançado da ponte. No momento, ele passa por atendimento veterinário e será destinado ao CBEA (Centro de Bem Estar Animal) de Joinville, onde estará disponível para adoção.
História do cachorro Doki que emocionou Joinville
Recentemente, outro caso de violência contra animais chocou Joinville. O cãozinho Doki foi atropelado e ficou ferido. O casal que ocupava o automóvel que atropelou o animal recolheu Doki e afirmou que o levaria para uma clínica veterinária, mas fizeram o contrário. Entenda a história.
Maus-tratos: o que diz a lei e como denunciar?
A prática de maus-tratos contra animais pode resultar em penas severas, variando de dois a cinco anos de prisão, multas e até mesmo a proibição da guarda do animal. Para casos envolvendo outros animais, a pena varia de 3 meses a 1 ano, sendo aumentada se o ato resultar em morte.
Em situações de flagrante ou ocorrência, a população pode contribuir registrando denúncias em qualquer delegacia de Santa Catarina, por meio da Delegacia Eletrônica ou pelo telefone 181, sendo possível manter o anonimato durante o processo.
O crime de maus-tratos é definido como a prática de qualquer ato que cause dor ou sofrimento a animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, como:
- Ferir, mutilar, envenenar ou fazer rinha;
- Zoofilia;
- Abandono de animais;
- Não dar comida ou água diariamente;
- Manter em locais pequenos sem higiene e/ou circulação ou manter o animal desprotegido de condições climáticas;
- Causar sofrimento através de métodos de punição com intuito de treinar ou exibir o animal;
- Negar assistência veterinária.
Fonte: ND+