Notícias

Campo Mourão oferece vários serviços exclusivos para mulheres

A administração municipal de Campo Mourão oferece vários serviços voltados especialmente às mulheres, que comemoram seu dia neste 8 de março. Em 2022, uma das conquistas foi a publicação da lei que trata de políticas públicas e garantia de direitos, quando foi instituído o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social.

Na área assistencial foram melhorados e reativados serviços de apoio, como o Centro de Referência de Atendimento a Mulher (CRAM), onde está inclusa a Casa Abrigo para mulheres vítimas de violência doméstica. Os clubes de mães atendem mais de 200 mulheres, com ações para ajudar a melhorar a autonomia. As atividades envolvem palestras, oficinas de artesanato e costuras, economia doméstica, exposição dos trabalhos, entre outros. Neste dia 8 de março será realizada uma tarde festiva com essas mulheres, na sede da Secretaria Municipal de Assuntos da Comunidade (fundos do Ginásio da Vila Urupês).

A Fundação de Esportes também dedica a elas um atendimento especial no programa Campo Mourão + Ativa, com o “Mulher + Ativa”. Em 11 escolas do município são realizadas aulas de ginástica à noite, assim como no Centro da Juventude. Cerca de 700 mulheres, divididas em grupos, participam das atividades.

A Casa do Empreendedor, vinculada à Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico, também tem serviço específico ao público feminino, como empréstimos disponibilizados pela Fomento Paraná. No ano de 2023, foram destinados R$ 851.200,00 exclusivamente para mulheres. As linhas de crédito, por meio do Banco Mulher e Crédito Emergencial, têm como objetivo apoiar os pequenos negócios que possuam mulheres como proprietárias ou sócias.

A Secretaria de Saúde é outra que também oferece serviços voltados ao público feminino. Além de consultas e exames na área de Ginecologia, são realizadas campanhas preventivas do câncer do colo de útero e de mama, fisioterapia pélvica no Centro de Especialidades. No IST atendimento especializado para vítimas de violência sexual e psicoterapia no Ambulatório de Saúde Mental. As gestantes são atendidas em todas as unidades e também é oferecido atendimento odontológico.

GESTÃO – Na gestão do município as mulheres também têm papel de destaque. Além da vice-prefeita Fátima Nunes, das 16 secretarias, oito têm mulheres no comando, entre elas as secretarias de Saúde e de Educação, que administram os maiores orçamentos da receita municipal.

HOMENAGENS – O festival gastronômico “Campo Mourão no Prato” também vai homenagear as mulheres. Nesta sexta-feira, dia 8, as empresas participantes vão sortear pratos do cardápio para as mulheres que seguirem a página do festival no Instagram (@cmnoprato), compartilhar e comentar “eu quero”. Já as mulheres que forem a Agência do Trabalhador, no dia 8, serão recepcionadas com café da manhã, roda de conversa e manhã da beleza.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios