Notícias

12 coisas que você nunca deve fazer no Japão

1. Não quebre as regras de etiqueta com pauzinhos

Rantei em Kyoto Century Hotel

Os japoneses ficarão impressionados se você souber usar os pauzinhos. Mas fazer as seguintes coisas erradas certamente levantará as sobrancelhas. Nunca segure seus pauzinhos na vertical em uma tigela de arroz – parece um ritual fúnebre. Se quiser guardá-los, use sempre o porta-pauzinhos ao lado do prato. Evite usar pauzinhos para alimentar os pauzinhos de outra pessoa, pois esse é outro tabu. Ao compartilhar comida, use pauzinhos para pegar a comida e coloque-a no prato antes de comê-la. E não esfregue os pauzinhos – isso é falta de educação.

2. Não use sapatos dentro de casa

Entrada para Ryokan Shimizu

Se você estiver indo para uma casa japonesa, os sapatos devem ser retirados imediatamente assim que você entrar pela porta. Sapatos “de fora” são considerados impuros e por isso são substituídos por chinelos “de dentro” na entrada. Essa regra de não-shu se estende dos tradicionais hotéis ryoken a certos locais públicos, como templos, escolas e hospitais. Se você vir sapatos alinhados na porta ou no corredor, pode ter certeza de que eles devem ser removidos e chinelos geralmente estarão disponíveis.

Também não há sapatos nas áreas do restaurante, onde os clientes se sentam no chão em tatames tradicionais. Nesse caso, os chinelos não são usados ​​de jeito nenhum, pois podem danificar o tapete de palha , portanto, certifique-se de que as meias se encaixem corretamente e não tenham furos!

Outra regra importante é a substituição dos chinelos “caseiros” por chinelos especiais “de banheiro” ao usar o banheiro. Eles são colocados especialmente para esse fim na entrada do banheiro (que geralmente é separado do banheiro). E não se esqueça de voltar ao sair do banheiro!

3. Não negligencie o sistema de filas

Estação Ferroviária de Quioto

Os japoneses adoram fazer fila em fila única organizada, seja em um ponto de ônibus, em uma plataforma de trem ou até mesmo enquanto espera um elevador! Nas plataformas das estações de trem, há linhas no chão indicando onde ficar e esperar o trem. Quando o trem chega, as portas se abrem exatamente no meio de duas filas paralelas formadas por passageiros que esperam. Nem é preciso dizer que espere os passageiros saírem do trem antes de embarcar em fila única.

4. Evite comer em movimento

Automático no Hotel Wing International Ikebukuro

No Japão, as pessoas geralmente não comem ou bebem durante a viagem. Os fast food vendidos em barracas e barracas de rua são consumidos em pé, as bebidas compradas em muitas máquinas de venda automática disponíveis em áreas públicas também são consumidas imediatamente e a lata ou garrafa é jogada na lixeira ao lado da máquina de venda automática. Da mesma forma, comer e beber no transporte público é considerado uma prática ruim, mas uma exceção foi feita em trens de longa distância.

5. Não entre na banheira antes de tomar banho

Sala Japonesa em Shiroume (Umekoyomi)

A maioria das casas japonesas tem uma banheira que muitas vezes já está cheia de água quente. Eles são reservados para um banho relaxante, não para uma lavagem corporal. Esta banheira tradicional japonesa, chamada “furo”, geralmente tem formato quadrado e, portanto, é menor e mais profunda do que a tradicional banheira ocidental. Antes de entrar na banheira, você geralmente precisa fazer uma esfoliação completa usando um chuveiro ou torneira próxima.

Se você visitar um banho público ou “onsen”, a mesma regra de “banho primeiro” é a mesma de antes de entrar no banho comunitário. Outras regras se aplicam ao onsen: não se deve usar roupa de banho, o cabelo deve estar preso para que não caia no banho, nunca deixe a toalha tocar na água e não se deve nadar no onsen. As tatuagens no Japão também são desaprovadas porque estão relacionadas a gangues: se você tem uma tatuagem, pode não ter permissão para usar um banheiro público.

6. Não assoe o nariz em público

Ginza, Tóquio

No Japão, assoar o nariz em público é considerado intocável. Encontre um banheiro ou outro local privado se precisar lidar com o nariz escorrendo. É comum ver pessoas usando máscaras em público, principalmente no inverno. Isso significa que eles estão resfriados e querem evitar espalhar germes e infectar outras pessoas.

7. Não deixe gorjeta

Manzara e Pontocho, Quioto

O Japão, ao contrário dos Estados Unidos, não tem uma cultura de gorjeta, e deixar uma gorjeta também pode ser visto como um insulto. O serviço de restaurante está incluído na conta e até os taxistas se recusam a pagar. Deixe algumas moedas na mesa e o garçom certamente se apressará em devolver o troco esquecido!

8. Evite telefonemas altos no transporte público

Os japoneses usam telefones celulares criteriosamente e manterão as ligações telefônicas públicas o mais curtas e silenciosas possível. Ao viajar de transporte público, muitas pessoas estão ocupadas usando seus telefones para enviar mensagens de texto, ouvir música, assistir a filmes ou ler, mas as ligações telefônicas são raras. Se você precisar usar o telefone em um local público, vá para um local tranquilo e com poucas pessoas.

9. Não gesticule

Roppongi, Tóquio

Apontar para pessoas ou coisas é considerado rude no Japão. Em vez de apontar para algo, os japoneses usam as mãos para acenar suavemente o que desejam apontar. Quando as pessoas se referem a si mesmas, as pessoas usam o dedo indicador para tocar o nariz em vez de apontar para si mesmas. Também é uma má prática usar pauzinhos para apontar para algo.

10. Não despeje molho de soja no arroz

Café da manhã no Aura Tachibana

No Japão, o molho de soja nunca é colocado diretamente no arroz. Adicione sempre o molho de soja a um pequeno prato concebido especificamente para este fim e não diretamente ao arroz ou a outros alimentos. Em seguida, usando pauzinhos, mergulhe o sushi ou sashimi no molho.

11. Abstenha-se de dar e receber coisas com uma mão

Shibuya Harajuku Abisu, Tóquio

No Japão, as duas mãos são sempre usadas para dar e receber coisas, incluindo pequenos itens como cartões de visita. Ao pagar em uma loja ou cafeteria, é comum colocar o dinheiro em uma pequena bandeja ao lado da caixa registradora, em vez de entregá-lo diretamente ao caixa.

12. Não se sirva

Sake Bar Amanogawa no Keio Plaza Hotel, Tóquio

Quando você se encontrar com amigos ou colegas de trabalho, reabasteça o copo de todos quando estiver vazio, mas não o seu, o que é considerado falta de educação. Eles farão o mesmo por você depois que terminarem de servir seus camaradas. Sempre segure a garrafa com as duas mãos ao servir.

Via: QUORA

Print Friendly, PDF & Email

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios