Homenagem póstuma da Cmeg a pioneira Assumpta Domanski [fotos]
Na quarta edição do evento “Mulheres Que Fizeram e Fazem História”, que vai acontecer em abril – em data ainda não definida -, a Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios de Campo Mourão e Região (Cmeg) vai prestar homenagem póstuma a pioneira mourãoense Assumpta Burtet Domanski. A solenidade anual faz parte das comemorações alusivas ao Dia Internacional da Mulher.
A família de Assumpta Domanski, que durante décadas esteve à frente do Magazine Santo Antônio, juntamente com o esposo, Estefano Domanski (in memoriam), foi comunicada nesta semana da homenagem em visita realizada por diretoras da Cmeg/Campo Mourão, capitaneadas pela presidente Ester de Abreu Piacentini. Na solenidade são homenageadas mulheres com atuação de destaque, em diferentes segmentos de atividades, na história de Campo Mourão. O objetivo é promover o reconhecimento público de mulheres que tiveram ou ainda têm atuação de destaque no desenvolvimento do Município e da região.
A Homenageada
Natural de Rio das Antas (RS), Assumpta Burtet Domanski nasceu em 11 de agosto de 1925. O casal teve quatro filhos – Marcos, Floriza, Eloína e Águeda – e quatro netos – Diogo, Camila, Kalil e Munir -, além de nove bisnetos: Arthur, Guilherme, Gabriel, Mayla, Vitor, Lívia, Artur, Iara e Luísa.
Em 1950, Estefano e Assumpta fixaram residência em Campo Mourão. Ao lado do esposo – que foi o primeiro alfaiate da cidade -, a homenageada não encontrou dificuldades para ajudar o marido na função de lavar os ternos, por ele confeccionados. O linho, especialmente na cor clara, era o tecido mais usado, na época. No entanto, por causa da poeira vermelha, tinham que ser lavados antes da entrega. Quando solteira, ela havia trabalhado de balconista.
Além de ajudar o marido na alfaiataria, de cuidar dos filhos pequenos e das tarefas domésticas, ela acumulava outras funções. Na pensão onde abrigava os funcionários da alfaiataria e na condução do sítio do casal. Também prestava trabalho voluntário, acolhendo necessitados. Não bastasse todos esses afazeres, ainda encontrava tempo para atender como cabeleireira.
Mais tarde passou a atuar como representante de vendas de enxovais. Por meio de catálogos, batia de porta em porta para realizar as vendas. Em 1968, a alfaiataria foi transformada no Magazine Santo Antônio, que continua ativa e comercializa vestuários e assessórios unissex. Dona Assumpta, como era mais conhecida, deixou um grande legado de trabalho e dedicação, um exemplo.
Evento
A Cmeg/Campo Mourão já anunciou que no evento também será prestada homenagem a Márcia Cristina Sant’Ana Sampaio Renisz (da empresa “Reivos”) e a Tereza Maria Pazini. Nos próximos dias serão anunciados os nomes de outras homenageadas no evento “Mulheres que Fizeram e Fazem História/2024”.
A promoção é uma realização da Câmara da Mulher Empreendedora Gestora de Negócios de Campo Mourão e Região e do Sistema Fecomércio, Sesc Senac.