Empreendedores ganham guia especial com tendências do varejo internacional
O material, que foi elaborado com base nos aprendizados na National Retail Federation, a principal feira de varejo do mundo, está disponível para download dos varejistas
Aline Freitas abriu uma loja, na região do Cabral, em Curitiba no final do ano passado. É um comércio de roupas femininas, mas com uma “pegada” diferente: atendimento atemporal e personalizado.
“A pessoa chega na loja e eu já deixo tudo separadinho. Vários modelos, cores e tamanhos para ela provar”, explica Aline.
No começa do mês, Aline esteve pela primeira vez na sede do Sebrae/PR. Ela e mais uma centena de comerciantes participaram de um evento imersivo, onde as principais tendências do varejo mundial, apresentadas na National Retail Federation (NRF), foram compartilhadas com os participantes.
Em breve, um evento como este que Aline participou, em Curitiba, vai acontecer pelo Estado. O Sebrae/PR e a Fecomércio PR vão realizar, ao longo dos dois próximos meses, sete eventos com as novidades da NRF, nas cidades de Apucarana, Maringá, Cascavel, Pato Branco, Paranaguá, Ponta Grossa, São José dos Pinhais e Guarapuava. Os eventos vão ocorrer entre 28 de fevereiro e 27 de março.
O formato será semelhante ao ocorrido em Curitiba, em que aconteceu, também, o lançamento de um Guia de Tendências, material exclusivo, criado com base nos aprendizados na NRF. Em janeiro, um grupo de empresários paranaenses participou do evento em Nova York (EUA), com apoio do Sebrae/PR e da Fecomércio PR, e ajudou na construção do guia.
O diretor-técnico do Sebrae/PR, César Reinaldo Rissete, enfatizou que o momento é de trazer aos varejistas paranaenses todas as novidades que os consultores e clientes presenciaram na maior feira do mundo.
“Nós trazemos estas tendências de forma aplicável às micro e pequenas empresas. A partir de estudos e tendências, vamos mostrar o que foi observado lá e, em parceria com a Fecomércio, levar isso às empresas. Portanto, não é apenas ver e perceber, mas também trazer para o empresário, a partir de suas necessidades. Esse é o nosso principal desafio: como essas tendências se aplicam aos pequenos negócios no Paraná”, discorreu Rissete.
Para Paulo Salesbram, vice-presidente da Fecomércio PR, que no encontro representou o presidente da instituição e vice-governador do Paraná, Darci Piana, a missão para a NRF foi enriquecedora.
“O Sistema Fecomércio Sesc Senac PR está atento às inovações tecnológicas, experiências e tendências nos segmentos em que atua. Participar desse grandioso evento, em parceria com o Sebrae, e observar de perto todas essas novidades é transformador. Retornar da NRF e compartilhar as inspirações vistas com nossos sindicatos filiados, empresários do comércio de bens, serviços e turismo é, sem dúvida, a parte mais enriquecedora dessa experiência”, pontuou.
Principais tendências
O coordenador de Mercado Empresarial, Comércio e Varejo do Sebrae/PR, Luiz Antonio Rolim de Moura, destaca que o Guia de Tendências está disponível de forma gratuita.
“Os empreendedores podem acessá-lo, digitalmente, através do site do Sebrae/PR. Basta buscar por ‘guia de tendências’ ou entrar em contato conosco. O Guia está disponível para todos; até mesmo um empreendedor iniciante pode consultá-lo, podendo ser uma fonte de inspiração para iniciar um negócio alinhado às tendências atuais do mercado”, ponderou Rolim. O link para baixar o documento é o https://sebraepr.com.br/guia-nrf-2024/
Rolim destaca alguns pontos aspectos abordados no guia. “O varejo está se tornando altamente personalizado, ou seja, a experiência do cliente vai além da compra e da venda; ela envolve vivenciar a loja e o serviço. Em segundo lugar, a tecnologia, uma tendência consolidada, fortemente influenciada pela inteligência artificial, com a qual buscamos melhorar não apenas o relacionamento, mas também nosso entendimento do mercado. Além disso, enfatizamos a integração entre as vendas on-line e presenciais e a logística de entrega, que hoje é essencial”, acrescentou.
O Guia possui seis capítulos que falam sobre o futuro sob uma nova “ecoperspectiva”, valores e a moeda da fidelização, a hiper personalização, o varejo unificado e omni-experiencial, vitrines digitais, varejo prático, rápido, produtivo, ciber-resiliência, colaborações estratégicas, e redefinição do consumo.
Compartilhando as novidades
Luciana Burco também esteve no evento, em Nova York. Ela é estrategista em marca pessoal e presidente da Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios de Curitiba e Região Metropolitana. Luciana destacou sua experiência em representar um grupo de mulheres empreendedoras na NRF, enfatizou a importância do fortalecimento do empreendedorismo feminino e compartilhou tendências observadas no evento norte-americano.
Luciana comentou sobre o foco em diminuir a fricção na experiência de compra do consumidor. Ela também mencionou o desafio da entrega rápida e eficiente (delivery) e a importância de integrar canais on-line e off-line (omni-channel), onde as lojas físicas oferecem serviços e produtos exclusivos além da função de pontos de entrega.
Como uma dica, ela aconselhou os varejistas do Paraná e Curitiba a unirem o digital com o físico.
“Preocupe-se com as redes sociais e com a sua imagem. Posicione-se mais como um executivo da marca e humanize-a. Diante de um mundo cada vez mais digital, é essencial também tentar humanizar a marca por meio da sua imagem”, disse.
Participação
Além de Paulo Salesbram, vice-presidente da Fecomércio PR, e do diretor-técnico do Sebrae/PR, César Reinaldo Rissete, também marcaram presença no evento o diretor regional do Senac PR, Sidnei Lopes de Oliveira, e o representante do Sesc PR, Emerson Sextos.
Fonte: Sebrae/PR