Notícias

Doação de sangue: requisitos, como agendar e onde doar

Veja todos os requisitos para a doação de sangue, onde doar, como é feita a coleta e demais regra

O que é Doação de sangue?

doação de sangue é uma forma de salvar vidas de um jeito fácil, rápido, seguro e solidário. Para doar sangue, uma pessoa voluntariamente vai a um centro especializado e disponibiliza seu sangue para ser usado em transfusões ou outras situações clínicas. Para a doação, é retirada uma quantidade baixa de sangue, aproximadamente 450 mililitros (o que equivale a um décimo da quantidade total de sangue no corpo).

Mesmo essa pequena quantidade é capaz de salvar vidas de pessoas que se submetem a intervenções médicas de médio e grande porte e necessitam de transfusões de sangue, como transplantes, cirurgias extensas e tratamento oncológico. Para se ter ideia, uma única doação pode salvar até quatro vidas.

Doação de sangue no Brasil

No Brasil, apenas 1,4% da população doa sangue, segundo dados do Ministério da Saúde – um índice baixo, uma vez que a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) considera que a porcentagem ideal deva ser de 2% da população. Em países da Europa, essa taxa chega a 5%. Para se ter uma ideia, em 2021, o número de bolsas de sangue coletadas foi de um pouco mais de 3 milhões. De janeiro até março de 2022, foram coletadas aproximadamente 732 mil bolsas.

Desta forma, o Ministério da Saúde tem investido em diversas ações para aumentar as taxas de doação. No dia 14 de junho, é celebrado o “Dia Mundial do Doador de Sangue” e, juntamente com a data, diversos hospitais e órgãos de saúde lançam a campanha de doação de sangue, chamada Junho Vermelho, para incentivar o ato solidário.

Considerações

Requisitos da doação de sangue

Os requisitos para a doação de sangue, atualmente, atende a normas nacionais e internacionais para a triagem de pessoas aptas a realizar o procedimento. No Brasil, quem regulamenta a doação de sangue é o Ministério da Saúde. Alguns serviços de hemoterapia seguem também as orientações da Associação Americana de Bancos de Sangue, além daquelas definidas pelo Ministério da Saúde.

A exigência dos requisitos garante a saúde daqueles que doam e, especialmente, daqueles que recebem o sangue doado, já que o fluido não pode estar contaminado com outras doenças e colocar a qualidade de vida do paciente que o recebe em risco. Desse modo, as regras e requisitos para doar sangue são:

  • Idade: entre 16 e 69 anos (pessoas acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado antes dessa idade, menores de 18 precisam estar acompanhados de responsáveis ou com formulário de autorização)
  • Peso: mínimo de 50 kg
  • Repouso: ter dormido no mínimo 6 horas nas últimas 24h
  • Alimentação: evitar jejum e alimentos gordurosos nas últimas horas e em casos de ter tido refeições fartas no almoço ou jantar, doar após 3 horas
  • Documentos: apresentar documento de identidade original com foto atual, emitido por órgão oficial (RG, Carteira de Habilitação, Carteira de Trabalho ou Previdência Social)
  • Bebidas: não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas
  • Fumo: não ter fumado tabaco por no mínimo 2 horas antes da doação
  • Exercícios: a prática de exercício físico intenso não é recomendada após a doação (72 horas após a mesma)

Impeditivos temporários para doação de sangue

Existem algumas condições que impedem, temporariamente, a doação de sangue. São elas:

  • Griperesfriado e febre: aguardar 7 dias após o desaparecimento dos sintomas
  • Período gestacional
  • Período pós-gravidez: 90 dias para parto normal e 180 dias para cesariana
  • Amamentação: até 12 meses após o parto
  • Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação
  • Tatuagem e/ou piercing nos últimos 12 meses (piercing em cavidade oral ou região genital impedem a doação)
  • Extração dentária: 72 horas
  • Apendicite, hérnia, amigdalectomia, varizes: 3 meses
  • Colecistectomia, histerectomia, nefrectomia, redução de fraturas, politraumatismos sem sequelas graves, tireoidectomia, colectomia: 6 meses
  • Transfusão de sangue: 1 ano
  • Vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina
  • Exames/procedimentos com utilização de endoscópio nos últimos 6 meses
  • Ter sido exposto a situações de risco para infecções sexualmente transmissíveis (aguardar 12 meses após a exposição)

Quem não pode doar sangue: : impeditivos permanentes

Já os principais impeditivos permanentes para a doação de sangue são:

  • Doenças infecciosas: estão estritamente proibidas de doar sangue pessoas com doenças infecciosas, crônicas e/ou transmissíveis pelo sangue (hepatite Bhepatite CAids, HTLV, Doença de Chagashanseníasecâncer)
  • Drogas: quem faz uso de substâncias ilícitas injetáveis
  • Malária: pacientes que já contraíram malária

Doação de sangue pela população LGBTQIA+

Pessoas LGBTQIA+, especialmente homens gays ou bissexuais, podem doar sangue no Brasil desde julho de 2020. Com a decisão do Supremo Tribunal Federal, foi considerado inconstitucional a cláusula que restringia a doação por “homens que tiveram relações sexuais com outros homens e/ou as parceiras sexuais destes nos 12 meses antecedentes”.

A decisão do STF foi publicada no Diário Oficial da União de 8 de julho e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anulou a restrição de doação de sangue feita por homens que fazem sexo com homens.

Como é feita a doação de sangue e onde doar?

Onde fazer a doação de sangue?

Para doar, o Ministério da Saúde disponibiliza uma lista com todos os hemocentros do Brasil. Para saber qual é o centro de coleta mais próximo de você, confira o site. Além disso, a rede social Facebook também possui um dispositivo que permite aos usuários encontrarem hospitais e hemocentros próximos de sua localização que precisam de doação.

Através dessa ferramenta, as pessoas cadastradas recebem uma notificação no próprio aplicativo sobre onde devem realizar a doação de sangue. O projeto tem vínculo com hemocentros públicos e privados de todas as regiões do Brasil, que abastecem mais de mil hospitais do país.

Também existe a possibilidade de fazer doação de sangue sem ir a hemocentros. Para isso, a Fundação Pró-Sangue disponibiliza Coletas Externas – ou seja, centros itinerantes de doação de sangue em empresas, universidades, escolas e comunidades. Pessoas interessadas nesse serviço devem entrar em contato com a Divisão de Medicina Transfusional da Pró-Sangue. O contato deve ser feito diretamente com o Fale conosco Pró Sangue.

Para a realização da coleta externa, é recomendado que as instituições reúnam grupos com 80 pessoas, bem como disponham de instalação adequada provida de uma área bem ventilada e iluminada, de no mínimo 100 metros quadrados, com bebedouro e banheiros próximos. O local deve conter mobiliário mínimo que inclua mesas, cadeiras e lixeiras disponíveis. Para mais informações, ligue no “Alô Pró-Sangue” pelo telefone (11) 4573-7800 ou mande um e-mail para faleconosco.prosangue.sp.gov.br.

Como funciona o dia da doação de sangue?

Para realizar a doação de sangue, é preciso realizar alguns procedimentos – como cadastro, pré-triagem. Confira como funciona, em si, um dia de doação de sangue:

  1. Agendar a doação de sangue: o agendamento deve ser feito no hemocentro desejado, seja por telefone, e-mail ou outra fonte de contato disponível. O agendamento na Pró-Sangue é feito pela home do site: https://www.prosangue.sp.gov.br
  2. Cadastro: já no hemocentro, é feito o cadastro do candidato à doação com a apresentação de documento oficial com foto
  3. Pré-triagem: nesta etapa, é feita a verificação dos sinais vitais (pressão arterial, temperatura e batimentos cardíacos), peso e teste de anemia
  4. Triagem clínica: o potencial doador passa por uma entrevista individual e sigilosa, em que serão avaliados os antecedentes e o estado atual de saúde do candidato. É importante que as perguntas sejam respondidas com total veracidade e sem omissão
  5. Coleta de sangue: ao ser aprovado na pré-triagem e triagem clínica, o doador tem seu sangue coletado
  6. Alimentação: após a doação, o doador recebe um lanche. Também é recomendável que ele permaneça, no mínimo, 15 minutos no hemocentro e beba bastante líquido durante o dia ao ser liberado

Cuidados pós-doação de sangue

Após doar sangue, algumas orientações devem ser seguidas:

  • Beba bastante água nas primeiras 24 horas após a doação para repor o volume de sangue perdido
  • Não tome bebidas alcoólicas nas próximas 24 horas
  • Não fume nas próximas 2 horas
  • Evite exercícios físicos nas próximas 12 horas (incluindo subir e descer escadas)
  • Mantenha o curativo por no mínimo 4 horas
  • Caso o local perfurado volte a sangrar, pressione por 2-5 minutos e troque o curativo, que deverá permanecer por mais 4 horas
  • Caso tenha mal-estar, notifique o hemocentro o mais breve possível
  • Caso acredite posteriormente que o seu sangue não deve ser doado por alguma razão não revelada durante as triagens, entre em contato com o hemocentro imediatamente

De quanto em quanto tempo pode doar sangue

Homens podem fazer doação de sangue a cada 60 dias, com máximo de quatro doações a cada 12 meses. Mulheres devem esperar 90 dias entre uma doação de sangue e outra, com máximo de três doações no período de 12 meses.

Tabela de doação de sangue

A classificação de doadores e receptores de sangue é uma maneira de estabelecer a relação entre o sangue doado e seus possíveis gratificados. Isso porque não é qualquer combinação que é possível. Por questões químico-biológicas, o sangue humano é classificado em tipos e cada um deles pode ser doado de determinada forma:Tabela de doação de sangue

Doação de plaquetas

O sangue é composto de glóbulos vermelhos, glóbulos brancos, plasma e plaquetas. As plaquetas ajudam no controle de sangramentos e parte delas pode ser doada sem causar prejuízo algum à saúde do doador.

O processo que permite a separação e a coleta específica de plaquetas chama-se aférese e dura cerca de 90 minutos (uma hora e meia). A doação de plaquetas pode ser realizada a cada 72 horas, não ultrapassando 24 doações em 12 meses.

O procedimento de coleta de plaquetas por aférese consiste na retirada do sangue total do doador, separação dos componentes por meio de centrifugação, retenção de parte das plaquetas e retorno dos demais componentes do sangue para o doador.

A reposição das plaquetas pelo organismo é rápida e ocorre em cerca de 48 horas. Caso você tenha doado sangue recentemente e queira doar plaquetas, é preciso esperar o tempo da doação.

Os mesmos requisitos exigidos para doação de sangue também são aplicados para a doação de plaquetas por aférese. Entretanto, é necessário que o doador seja avaliado previamente quanto às condições de acesso venoso necessárias para a realização do procedimento.

MINHA VIDA

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios