Na comunidade Samália, área rural de Braganey, vive Fernanda Galvão Carvalho, que faz o torresmo que ficou famoso nas redes sociais. Ela já tem mais de meio milhão de seguidores e o vídeo que mostra a receita de torresmo já tem mais de 6,6 milhões de visualizações.
Antes de tanta repercussão, a Fernanda já tinha 50 mil seguidores na internet. Ela posta nas redes sociais a rotina do dia a dia e do fim de semana no sítio.
Para o torresmo ficar pronto tem muito trabalho pela frente, primeiro o porco é escolhido, depois a limpeza de pele é feita na água fervendo, que dá bastante trabalho. Em seguida é hora de separar o toucinho da carne.
O toucinho vai para o tacho bem quente, sem nenhum tempero. Mas tem um segredinho a mais, no começo vai água que ajuda a cozinhar a carne, e em cada passo tem que mexer bem.
O torresmo ficou famoso, mas é da oficina de Acordeons no bairro Cascavel Velho que vem o sustento da família. Tem mês que são reformadas até 40 gaitas do mundo todo.
Quando ela e o esposo se conheceram, Fernanda morava no sítio e ele na cidade. O Gilmar a trouxe para essa profissão porque os instrumentos precisavam de um olhar mais detalhista. Para ele, não existe a Fernanda do torresmo sem a Fernanda da gaita.
Confira os detalhes no vídeo da Catve.
Via: GMC Online (com CATVE)