Notícias

Compac aprova tombamento de monumento da praça do Fórum

O Conselho Municipal do Patrimônio Cultural anunciou uma decisão histórica: o tombamento do monumento pró-solo localizado na praça Bento Munhoz da Rocha Neto, em Campo Mourão. Trata-se do primeiro tombamento realizado em 20 anos pelo Conselho, destacando a importância cultural e histórica deste monumento para a comunidade.

Inaugurado em 4 de setembro de 1976, o monumento é uma homenagem ao lançamento do Plano Nacional de Conservação dos Solos. Feito de aço inoxidável, foi concebido pelos renomados artistas paranaenses João Osório Brzezinski e Fernando Rogério Senna Calderari, membros do Centro de Criatividade de Curitiba na época.

Com dimensões de três metros por 1,80 metros de altura, sua forma ampla e curva simboliza uma imensa lâmina que interage com a terra. Uma rachadura em um dos lados representa a erosão do solo, enquanto do outro lado estão representadas curvas de nível, simbolizando soluções para o escoamento das águas.

Além do tombamento, o Conselho aprovou a revitalização do entorno proposta nas obras de reforma da praça Bento Munhoz da Rocha Neto. Antes da reinauguração da praça, a Secretaria Municipal de Cultura realizará o restauro do monumento, preservando assim não apenas sua estrutura física, mas também seu valor histórico e cultural.

“Depois de duas décadas, conseguimos a aprovação do tombamento desta obra tão significativa para Campo Mourão, de autoria de dois grandes expoentes da cultura do Paraná, Fernando Calderari e João Osório Brzezinski”, disse o secretário municipal de Cultura, Roberto Cardoso. Com o tombamento, o monumento será registrado no livro tombo, cujo registro será publicado no Órgão Oficial do Município, garantindo sua preservação para as futuras gerações.

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios