Álcool ou gasolina? Saiba qual é o mais vantajoso para seu bolso
Álcool ou gasolina? A resposta para essa pergunta demanda reflexão sobre como unir questões como uma boa utilidade do combustível pelo motor do veículo com um bom preço. No quesito valor, se o consumidor utilizar a média dos preços praticados nos postos de combustíveis em todo o Brasil, o do álcool estará, nesta semana, mais em conta do que o da gasolina.
Isso não significa, no entanto, que abastecer o tanque do veículo com etanol é um bom negócio. De acordo com Paulo Tavares, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis e de Lubrificantes do Distrito Federal (Sindicombustíveis-DF), o rendimento da combustão do álcool é menor do que o da gasolina. Por isso, conta o sindicalista, é preciso fazer uma conta entre os dois preços para decidir qual o melhor custo-benefício.
“O etanol precisar ter um preço equivalente a 70% da gasolina ou menos para que seja mais barato abastecer com ele”, afirmou Paulo. A conta é simples: basta dividir o valor do etanol pelo preço de venda da gasolina. “Se o resultado dessa divisão for um valor menor ou igual a 0,7 (70%) significa que é vantagem abastecer o veículo com o etanol”, explicou.