Notícias

Quem aguenta? Sensação térmica de 48°C assusta moradores no Litoral do Estado

Moradores e turistas que estão em Antonina, no Litoral do Estado, foram surpreendidos com as altas temperaturas desta segunda-feira (8). Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), os termômetros chegaram aos 36,3°C por volta das 16 horas. A sensação térmica, porém, ultrapassou em muito e chegou aos 48°C.

Essa não é a primeira vez que a cidade encara sensações térmicas “surreais”. Em 2018, por mais de uma vez ela ultrapassou os 55°C, chegando até mesmo a 81°C em dezembro.

A sensação térmica, segundo especialistas, tem a ver com a maneira que nosso corpo tem de perceber a temperatura do ar. Ela surge quando algumas condições climáticas afetam a transferência de calor entre corpo e ar, como a umidade, velocidade do vento e quantidade de energia solar. Quando o tempo está quente e úmido, a sensação térmica tende a ser maior que a temperatura medida pelo termômetro. É o caso de Antonina!

Com 48°C de sensação térmica, quem comemorou foram as sorveterias. Segundo uma delas, consultada pela Banda B, o movimento foi alto durante toda a tarde. Para refrescar, não foi fácil.

“A gente fica mais perto do freezer, coloca ventilador, mas o dia está realmente difícil de encarar”, disse.

BANDA B

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios