Notícias

Paraná oferta alternativas turísticas para o Carnaval

Experiências em todo estado podem ser conhecidas no portal Experiências Turísticas

O Carnaval é uma das datas comemorativas mais animadas do Brasil. Neste ano, acontece na primeira quinzena de fevereiro. Mas, há quem quer fugir do movimento e está em busca de ter um período longe das festas, com atividades diferentes. Em 2023, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima que o período da festa popular movimentou mais de R$ 8 bilhões no País.

E para quem está à procura de um período mais tranquilo, o Paraná conta com opções de diferentes segmentos, como: gastronomia, cultura, saúde e beleza, tecnologia e inovação, ecoturismo e no meio rural. Elas estão disponíveis no Experiências Turísticas do Paraná, portal que reúne 163 opções de turismo disponíveis em 54 municípios.

A coordenadora de Turismo, Economia Criativa e Artesanato do Sebrae/PR, Patricia Albanez, aponta que as datas comemorativas costumam movimentar o turismo, com o aumento de consumo de atividades de lazer e deslocamento das pessoas.

“Na busca para se diferenciar no mercado, quem empreende pode investir em diferentes motivações, organizar visitas e contar histórias, criando novas experiências para o seu cliente e também para alcançar um novo público. Baseado nisso, fizemos jornadas de capacitação e as melhores experiências foram para o portal, que está preparado com informações para auxiliar o turista”, explica.

A equipe da Agência Sebrae de Notícias do Paraná separou opções para aproveitar o Carnaval no Estado. Confira.

Experiências no ambiente rural

Se agrada a ideia de um café da tarde acolhedor, cheio de aromas e sabores da roça, em ambiente que sugere a tranquilidade de uma vida no campo, no noroeste do Paraná, em Cruzeiro do Oeste, há o Café Campestre: Sabores Naturais na Queijaria Belo Canto.

O local oferece café rural, contato com a natureza e conta com a presença de “visitantes” especiais: um grupo de macacos-prego que habitam as matas da região. Existem também duas opções de trilha, uma em meio à mata vizinha à propriedade e outra que leva a pequenas quedas d’água próximas ao local do café. No cardápio, opções como os queijos produzidos no sítio.

“Entre os preferidos do público, estão o bolo de coco e o pão de queijo feito por nós com o nosso queijo meia cura. Temos a nossa lojinha com queijos, doces, geleia, rolinhos de fruta, biscoitos e uma parceria com a Dalila Calderon, artista plástica, e proprietária da ‘Cores e Sabores’, uma criação de doces com arte”, diz a empreendedora Elaine Manzini.

Elaine sempre trabalhou com gado de leite, produzindo queijos para consumo próprio. Há quase um ano, mudou-se para a propriedade, mais próxima da cidade, onde montou o café em setembro de 2023.

“As pessoas começaram a nos procurar para comprar queijos, elogiavam o lugar, e a ideia foi crescendo. Recebemos desde famílias a grupos de trabalho, moradores locais que estão recebendo visitas, temos um público variado”, comenta.

Em sítio na região noroeste, Elaine Manzini oferece café rural com queijo de fabricação própria e contato com a natureza. Foto: divulgação.

Desbravando a selva de pedra

O Curitigame é um passeio interativo em Curitiba, ideal para famílias com crianças que desejam explorar a cultura e história da cidade. Foto: divulgação

Perfeito para quem pretende ficar em Curitiba neste Carnaval ou para aqueles que vão passar a “Folia” na Capital, o Curitigame é um tour presencial e interativo. A atração é um jogo para “turistar” por Curitiba em família, que oferece uma experiência educativa e divertida de cerca de duas a três horas. Nele, os participantes são convidados a explorar a cidade a pé, em um formato de caça ao tesouro, onde a tecnologia se torna uma aliada na descoberta dos encantos da cidade.

De acordo com Paula Patrícia Torres Teixeira, sócia da Vivenciar Turismo, empresa que criou o Curitigame, a atração incentiva os participantes a vivenciar Curitiba de uma forma diferente. O passeio, segundo ela, é uma celebração da história e da cultura locais, permitindo que as famílias criem memórias afetivas duradouras com a cidade e entre si.

“No percurso, será possível vivenciar por meio dos cinco sentidos; brincadeiras em um grande centro metropolitano sem perder a magia das histórias”, detalha Paula.

A atividade é acessível a todos que estão aptos para pequenas caminhadas, tornando o Curitigame uma experiência inclusiva e envolvente.

Portal

O Experiências Turísticas do Paraná é resultado de parceria do Sebrae/PR e da Secretaria de Turismo do Paraná (Setu-PR), com o apoio do Conselho Paranaense de Turismo (Cepatur), das Instâncias de Governança Regional do Turismo, prefeituras municipais e associações.

Fonte: Sebrae/PR

Print Friendly, PDF & Email

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios