Paraná já emitiu mais de 130 mil Carteiras de Identidade Nacional; veja como fazer
Novo documento extingue o RG e utiliza apenas número do CPF. Validade será de 10 anos e obrigatoriedade inicia em 2032.
A Polícia Civil do Paraná (PC-PR) emitiu mais de 130 mil Carteiras de Identidade Nacional (CIN) do início do projeto piloto do novo documento, em 2022, até o dia 15 de janeiro de 2024.
A emissão geral, em todos os postos de atendimento do estado, começou em dezembro do ano passado. O modelo antigo vai sair de circulação até 2032. Até lá, quem já possui Registro Geral (RG) não precisa emitir o novo documento.
A CIN tem validade de 10 anos e possui a versão impressa e a digital – que pode ser acessada pelo aplicativo gov.br.
O novo modelo segue um padrão único, com numeral de Cadastro de Pessoa Física (CPF), que visa coibir a possibilidade de multiplicidade na identificação.
Isso porque, atualmente, cada cidadão pode ter até 27 RGs diferentes, um por unidade da federação. Com a implementação da nova identidade, o brasileiro passa a adotar apenas o CPF como número identificador.
“A mudança visa substituir os registros gerais, que anteriormente podiam ser emitidos por uma pessoa em cada um dos estados do Brasil, cada um com numeração diferente. A iniciativa traz mais segurança à população, já que reduz a possibilidade de fraudes”, afirma o Governo do Paraná.
Como solicitar a nova carteira de identidade no Paraná
O cidadão que não possuir RG no Paraná deverá realizar o agendamento para atendimento presencial pelo site da Polícia Civil.
Quem possui o documento, mas quer emitir a nova carteira de identidade, pode solicitar também através do site da Polícia Civil.
Segundo a assessoria de imprensa da Polícia, a partir de agora todos os documentos serão emitidos no novo modelo.
A primeira emissão é gratuita. Para segunda via, o custo é R$ 44,92.
Fonte: G1/Globo