Notícias

Vereadora Elvira Lima pede aumento de fiscalizações contra abandono de animais nas férias de final de ano

A vereadora Elvira Schen Lima apresentou na manhã desta terça-feira (19), durante a última sessão ordinária do ano da Câmara de Campo Mourão, um requerimento em regime de urgência, solicitando a Secretaria de Meio Ambiente e Bem Estar Animal (SEMA), para que mantenha e intensifique as fiscalizações em casos de denúncias de maus tratos e abandono de animais nos meses de dezembro de 2023, bem como em janeiro e fevereiro do próximo ano.

“Em dezembro cresce cerca de 30% o abandono de animais e essa ação vai até março. Infelizmente a irresponsabilidade do ser humano é algo gigantesco. Eles abrem os portões, colocam para fora da casa e deixam os animais se virarem enquanto eles viajam, quando retornam e percebem que os animais não estão mais próximo da casa, adotam outro filhote. No ano seguinte tomam a mesma atitude. É uma grande irresponsabilidade com muitas consequências”, criticou Lima.

Ela comentou ainda, que as pessoas ligam para a associação para buscar o animal abandonado. “Gostaria de recolher todos, dar amor e carinho que merecem e que o proprietário nunca fez. A nossa preocupação é com o recesso da Sema e com as férias do fiscal que muito nos auxilia nos atendimentos, visitas e notificações. Estamos solicitando ao prefeito para que nos ajude a tomar uma providência. Gostaríamos muito que o fiscal continuasse realizando os atendimentos”, pediu.

A vereadora solicitou também para que os vizinhos denunciem os moradores que cometerem maus tratos aos animais. “Deixar os animais na rua é mais acidentes, mais animais feridos e mais dívida para associação, que já não tem como pagar pelos atendimentos”, disse.

De acordo com Elvira Schen Lima, a Organização Mundial da Saúde, divulgou que todo ano, cerca de 30 milhões de animais são abandonados no Brasil. A maioria dos abandonos acontece justamente no período das férias.

“Abandonar animais é crime de maus-tratos, por isso solicito que não cessem e que seja intensificadas as fiscalizações neste período”, comentou a vereadora.

Print Friendly, PDF & Email

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios